segunda-feira, dezembro 10, 2007

Cimeira UE/África (editado)

HÁ QUANTO TEMPO LISBOA NÃO VIA TANTOS DITADORES E VIOLADORES DOS DIREITOS HUMANOS?!

Tal foi o "bazar" deste fim de semana que o mais provável é Lisboa nunca ter visto semelhante aglomerado de sanguinários, despotas e corruptos. Diria mesmo que a cimeira do Parque das Nações mais parecia uma reunião de super-vilões de Comics (i.e. Banda Desenhada).

De positivo ficam as brilhantes intervenções Oumar Konaré, ex-Presidente do Mali e actual Presidente da Comissão da União Africana, não só por ter sido capaz de apontar directamente o dedo aos que suportam e promovem conflitos como no Darfur, Somália, Congo e Chade, mas também por ter sido capaz de romper o status quo que usa como justificação para todos os problemas de África o seu passado colonial, propondo assim uma nova forma de fazer política por parte dos líderes africanos.

Destacando:
"É tempo de África enterrar o seu passado colonial. Tem vindo, nos últimos anos, a garantir um crescimento assinalável, mas que é ainda muito frágil."

"É preciso um espírito que se baseie em princípios reconhecidos por todos, europeus e africanos, no respeito mútuo, na aceitação das nossas diferenças, partilha de certo número de regras democráticas."

"A partilha dos valores de paz, boa governação e da segurança, do respeito pelos Direitos Humanos. Mas é também preciso um espírito de humildade, solidariedade e confiança para se chegar a acordos justos. Caso contrário, será posta em causa o desenvolvimento."

"Podemos e devemos voltar as páginas mas não devemos destruí-las. Ninguém poderá resolver os problemas por nós. Temos de participar no jogo, de ser parceiros, mas com regras novas e claras, que vamos construir em conjunto."

África não precisa de caridade nem de paternalismos. Os males do nosso Continente são conhecidos e não são uma fatalidade. Ninguém os resolverá de forma digna e durável por nós.

Não obstante, espero que esta cimeira acabe por se traduzir numa mudança real na qualidade de vida dos povos africanos. Assim o espero, mesmo sabendo que habitualmente estas cimeiras não passam de declarações de boas intenções, que geralmente se ficam pelo papel e apertos de mão.

5 comentários:

Graza disse...

Sim, claro Egas, mas é preciso ter em mente que o que é preciso é conseguir fazer alguma coisa pela Àfrica, com a Àfrica, e todas as iniciativas são bem vindas, tanta coisa que podemos fazer por aquela gente e não se faz só porque as coisas andam assim, ou é pelos ditadores ou é pela falta de recursos ou ela falta de educação e do ensino ou de outra porra qualquer. Clica no link do Darfur, no meu post de 30 de Outubro, Civilizações, e diz-me se não devemos engolir muitos sapos e andar prá frente com estas e outras iniciativas.

Mas é claro que sim nunca estiveram cá tantos mauzões juntos.

Olha um grande abraço de Natal, porque é uma época de que gosto muito, apesar de todo o meu Republicanismo e Laicismo. E vai ouvir uma músiquinha no Arroios que a escolha parece boa.

Graza disse...

Desculpa Egas mas com a música em contínuo no Arroios, tens que fazer via link: http://www.youtube.com/watch?v=VP2B3Lbh6lU
para não sobrepor o som, ou saíres depois do Arroios.

Unknown disse...

Amigo Graza, como já deves ter reparado fiz alguns acrescentos ao post.

Gostaria ainda de te aconselhar a leitura do artigo de opinião do MST no Expresso desta semana (caso ainda não tenhas tido oportunidade!!! :p). Pelo menos, a parte do artigo em que aborda a Cimeira UE/África, já que em grande a parte a minha opinião se coaduna com a dele.

Aqui fica o Link:
África em Lisboa

Graza disse...

O que me preocupa � qualquer que fosse o figurino escolhido a critica sairia sempre a mesma, porque os figurantes n�o mudavam, logo, n�o � por a� que se resolve o problema. E se eu tivesse que vender as minhas cr�nicas para fazer disso meio de vida, ponderaria tamb�m se n�o deveria abordar os assuntos que comento sempre pelo lado da controv�rsia, porque n�o seria a tecer loas que venderia o produto. A Helena Matos � um exemplo disso.

Mas t�m �bviamente raz�o os dois, tu e o Miguel.

Em vez de Boas Festas desejo-te ent�o, um Boa Grinch Night. :)

Unknown disse...

A escrita de MST é já bem conhecida, ou não fosse seu hábito usar as suas crónicas para dar asas às suas rezingues e investir contra todo aquele que ousa quebrar a sua rotina e contrariar o seus caprichos, seja porque não pode conduzir no Terreiro do Paço ou a proibição de fumar em locais públicos.

Não obstante parece que os 3 concordamos em alguns pontos. Mas mesmo que não concordássemos, MST proveu-nos pelo menos com um motivo de debate e tema para extensa tertúlia.