quinta-feira, dezembro 13, 2007

As saudades que eu tenho deste Herman

O Tal Canal foi recentemente eleito o melhor programa de sempre da televisão portuguesa, numa iniciativa conjunta do DN, PFtv, Time Out e Sapo.
Mais que um mero ranking, pretendeu-se com a eleição dos 50 Melhores Programas de Televisão Portuguesa de Sempre criar "um fórum público onde se pudesse discutir a qualidade da produção televisiva nacional" e "repensar o papel e o lugar da televisão na vida pública portuguesa".
Talvez O Tal Canal não fosse a minha primeira escolha, mas fiquei bastante satisfeito com esta votação, visto que no Top 10 surgem também alguns dos meus programas favoritos. Comparando:
Top 10 da iniciativa:
1- O Tal Canal, 2 - Gato Fedorento, 3 - Herman Enciclopédia, 4 - Rua Sésamo, 5 - Duarte e Companhia, 6 - Contra-Informação, 7 - Noite da Má Língua, 8 - A Liga dos Últimos, 9 - Grande Reportagem, 10 - Portugal, Um Retrato Social.
Os meus 10:
1 - Rua Sésamo, 2 - Herman Enciclopédia, 3 - Hermanias, 4 - Gato Fedorento, Séries Fonseca, Meireles e Lopes da Silva, 5 - Conversas Vadias, de Agostinho da Silva, 6 - O Tal Canal, 7 - Programas do Prof. José Hermano Saraiva, 8 - Palavras Ditas, de Mário Viegas, 9 - Conversa da Treta, 10 - Duarte e Companhia.

Porquê a Rua Sésamo em 1º lugar? Bem, não só porque a Rua Sésamo moldou a minha infância e influenciou aquilo que sou hoje (relembro que já falei da Rua Sésamo aqui), mas também porque a Rua Sésamo foi e é o programa infantil por excelência, didáctico, engraçado e isento de violência. Oh, saudosas manhãs do tempo em que era petiz.

E que saudades também do Herman acutilante, genial e inovador desse tempo. O Herman que nos trouxe o humor inteligente. O Herman que durante anos foi revolucionário. Infelizmente, com a idade e fama veio o snobismo e cinismo e a genialidade perdeu-se. Para relembrar os bons velhos tempos e porque é Natal:


4 comentários:

Graza disse...

Isto já é o Grinch a preparar o Natal!
Pelo Mário Viegas e pelo Herman: 10 pontos

Deacon Pat disse...

nice blog
www.deacon-pat.blogspot.com

Unknown disse...

Agora que referes isso, parece que já estou a preparar algumas partidas de Natal!

Agora fiquei curioso, as Conversas Vadias não são do teu agrado?

Graza disse...

Nada disso Egas, ao referir o Mário Viegas é porque o considero um dos melhores actores portugueses que tive o privilégio de ver. Mas claro que sim ao grande Agostinho da Silva, era ouvido muita atenção aqui em casa.
Desculpa mas só agora li a pergunta.