quarta-feira, julho 25, 2007

Desabafo

Desânimo...
... por esta sociedade inerte, amorfa, inculta, vil, mesquinha, cruel.
Desânimo...
... pela falta de voluntariado, solidariedade, civismo.
Desânimo...
... pela mentira, desonestidade, falsidade.

4 comentários:

Graza disse...

Desculpa entrar para te dar conversa mole, mas às vezes faz bem ouvir um eco..
Na verdade Egas, há dias assim! Mas desanimar dessa forma alinha-te inteirinho, em pé, ao lado “dessa” sociedade. Só tens uma forma de o evitar. É manteres acesa a chama de uma causa qualquer que te permita acreditares que está a fazer a mudança. Sabemos que o homem em sociedade é todo ele egoísta por natureza e tende a comportamentos iguais em todo o mundo, mas ainda assim, há sociedades no Planeta que se destinguem por menos crueldade, por menos mesquinhez ou vilania, por menos incultura ou amorfismos do que outras, prova que alguma coisa actuou sobre elas. E tanto a falta de solidariedade como o civismo, a mentira, a desonestidade ou falsidade, são claramente etapas que algumas sociedades estão a lograr vencer. Basta olharmos um pouco para traz no tempo para verificarmos como a civilização foi conseguindo impor algum padrão de qualidade, prova também que alguma coisa actuou sobre elas. A aprendizagem de alguns valores é coisa que se está a fazer neste momento em muito lado, ao mesmo tempo.
Agora se o teu desânimo é provocado pela antecipação dos cenários que esperam esta a humanidade próximamente, face ao comportamento ambiental do Homem, seria desonesto se te tentasse convencer que não tinhas razão para isso, porque, por isso, também eu estou desanimado.

Anónimo disse...

"O sonho comanda a vida" e vale sempre a pena continuar a sonhar ...Na vida há sempre momentos de desânimo, quando sabemos, nomeadamente, que este país não coresponde aos nossos sonhos. Mas temos que diariamente arrajar forças para irmos à luta.

Zé Carlos, o Tonho, fillho de outro Tonho, o Tonho Alves

Unknown disse...

Caro Graza, uma vez mais muito obrigado pelas tuas palavras, até porque de mole o teu comentário nada tem. E que não haja dúvidas: sabe sempre bem ouvir um eco.

Não pretendi tecer uma observação específica, se bem que também se possa enquadrar no post uma visão ambientalista. Era antes uma observação geral sobre alguns comportamentos da sociedade.

Mas não "desesperes" que eu não pretendo alinhar por essa sociedade. Podia estar desanimado mas baixar os braços é que não. "A luta continua", e sempre que puder não deixarei de dar o meu contributo para um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

Abraço

Unknown disse...

Tonho,
De facto, contra factos não há argumentos (pleonasticamente falando!). Não desistir é essencial, se não que seria deste mundo?!

Só queria por vezes sentir mais apoio e ver as pessoas com outro espírito: mais participativas, mais solidárias. Sonhos...