domingo, maio 14, 2006

O que é a verdade?

O que é a verdade? Será que a minha verdade é igual à tua? Ou não será a verdade um mero pressuposto que nós criamos acerca de algo...


Então onde reside a verdadeira verdade?

Umberto Eco, Pêndulo de Foucault:
«Onde li eu que no momento final, quando a vida, superfície sobre superfície, se incrustar de experiência, saberás tudo, o segredo, o poder e a glória, porque nasceste, porque estás a morrer, e como tudo poderia ser de outra maneira? És um sábio Mas a sabedoria maior, nesse momento, é saber que só o soubeste demasiado tarde. Compreende-se tudo quando não há mais nada para compreender.»

3 comentários:

Asno disse...

Será a verdade um pseudónimo da crença, uma mera questão cultural os será que a podemos ver por vezes, como um conjunto de valores manipuladores de mentalidades, que são por sua vez a razão de existir dessa mesma verdade?
O será que ela existe ou alguma vez poderá ser absoluta? Não o sendo será que a poderemos considerar "verdade" (partindo da hipótese de isso ser possível)?

Deixo esta pequena máxima alusiva de José Prat, que nos obriga a debruçar sobre o assunto:

"Sempre que alguém afirma que dois e dois são quatro e um ignorante lhe responde que dois e dois são seis, surge um terceiro que, em prol da moderação e do diálogo, acaba por concluir que dois e dois são cinco..."

Unknown disse...

Asno pergunto-me será mesmo ignorante aquele que diz que 2+2=6...

Imagina que ele crê piamente nisso; então, no seu mundo, 2+2 são mesmo 6.

Porque a questão fulcral não é o resultado final mas sim o significado que se atribui à palavra DOIS.

Portanto não devemos julgar alguém ignorante tendo por base as nossas próprias conjecturas... Para podermos criticar alguém temos também que ter em conta a sua bitola de valores!!!

Que me dizes?...

Asno disse...

Concluamos então, justamente, que o verdadeiro sentido da verdade passa por uma "razão" meramente cultural...A máxima foi apenas um exemplo para demonstrar, e bem pelos vistos, as contrariedades a que leva a questão ao bicho homem proferir.