quarta-feira, novembro 08, 2006

fado português...

Há coisas na vida que se não as vissemos, certamente não acreditariamos que pudessem existir. Foi precisamente com uma situação desse género que me deparei hoje. Passo a explicar: encontrando-me eu num país estrangeiro é mais do que natural que, enquanto cidadão português, sinta necessidade de recorrer aos serviços consulares portugueses ou da respectiva embaixada, caso existam.


Ora, estando eu interessado em informar-me como proceder para poder exercer o meu direito de voto no estrangeiro, lancei uma pequena pesquisa no google procurando sobre um possível site da Embaixada de Portugal em França, país onde reside a maior comunidade portuguesa no estrangeiro. Contudo, nem acreditei no que encontrei quando visitei o dito site: além de corolado por um design horrível, as escassas palavras que podemos encontrar em português são os nomes dos funcionários e um brevíssimo texto sobre a "consciência do dever de informar". Ainda pensei que se calhar estava a visitar o site da Embaixada Francesa em Portugal mas não, era mesmo o da embaixada Portuguesa, pois o da Embaixada Francesa em Lisboa era não só esteticamente agradável mas também bilingue!!

Mas ainda insatisfeito, fiz uma breve visita ao site do Ministério dos Negócios Estrangeiros e descobri que entre tantos países onde Portugal se faz representar, apenas as seguintes embaixadas disponibilizam site: Alemanha, Argentina, Austrália, Brazil, Canada, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Japão, México, Noruega, Polónia, Nações Unidas, Roménia, Suécia e Timor.

E depois vem o Sr. Socrates falar em Planos Tecnológicos e Simplex... (Se fossem todos para um sítio que eu cá sei!!) Veja lá mas é se arranja uns tachitos a pessoas que percebam minimamente de design. Talvez assim os portugueses tenham acesso a melhores serviços.

Mas isto não fica assim... Vou começar por mandar um mail e se vir que as coisas não mudam outras medidas serão necessárias!

0 comentários: