terça-feira, setembro 26, 2006

Vandalismos Delta

Eis aqui a minha obra prima de vandalismo do mupi da delta....
o markl já merecia!!

e aqui o mupi original:


Tratem de ir votar no meu vandalismo delta que eu quero aquela máquina de café lustrosa, catita e com um design upa upa, já para não falar no café que aquilo não deve fazer!! Vá que eu depois convido-vos para uma cafezada.

Já agora aconselho todos os meus leitores a fazerem uma visitinha ao blog Há Vida Em Markl e ao site Com Franqueza. São fantabulásticos...

domingo, setembro 24, 2006

Verdade

A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade voltava
igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das suas era totalmente bela.
E carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

Verdade, Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, setembro 20, 2006

Cartas de São Almocreve aos Puritanos

O texto que se segue chegou até mim através do blogger Almocreve, que a publicou inicialmente no blog Casegas vai nua. Constitui-se como uma brilhante alegoria das vissicitudes do quotidiano do zé povinho e um magnífico exemplo da versatilidade da língua Portuguesa. A destacar ainda que o texto original, cujo o título é "foda-se", é da autoria de Millôr Fernandes. Atentem:

__________________________________________

Foda-se.

O nível de stress de uma pessoa é inversamente proporcional à quantidade de "foda-se!" que ela diz.

Existe algo mais libertário do que o conceito do "foda-se!"?

O "foda-se!" aumenta a tua auto-estima, torna-te uma pessoa melhor. Reorganiza as coisas. Liberta-te.

"Não quer sair comigo?! - então, foda-se!"
"Vai querer mesmo decidir essa merda sozinho(a)?! - então, foda-se!"

O direito ao "foda-se!" deveria estar assegurado na Constituição.

Os palavrões não nasceram por acaso. São recursos extremamente válidos e criativos para dotar o nosso vocabulário de expressões que traduzem com a maior fidelidade os nossos mais fortes e genuínos sentimentos. É o povo a fazer a sua língua. Como o Latim Vulgar, será esse Português Vulgar que vingará plenamente um dia.

"Comó caralho", por exemplo. Que expressão traduz melhor a ideia de muita quantidade que "comó caralho"?

"Comó caralho" tende para o infinito, é quase uma expressão matemática.

A Via Láctea tem estrelas comó caralho! O Sol está quente comó caralho! O universo é antigo comó caralho!Eu gosto do meu clube comó caralho!O gajo é parvo comó caralho!

Entendes?

No género do "comó caralho", mas, no caso, expressando a mais absoluta negação, está o famoso "nem que te fodas!".

Nem o "Não, não e não!" e tão pouco o nada eficaz e já sem nenhuma credibilidade "Não, nem pensar!" o substituem.

O "nem que te fodas!" é irretorquível e liquida o assunto.

Liberta-te, com a consciência tranquila, para outras actividades de maior interesse na tua vida.
Aquele filho pintelho de 17 anos atormenta-te pedindo o carro para ir surfar na praia? Não percas tempo nem paciência.Solta logo um definitivo:
"Huguinho, presta atenção, filho querido, nem que te fodas!".

O impertinente aprende logo a lição e vai para o Centro Comercial encontrar-se com os amigos, sem qualquer problema, e tu fechas os olhos e voltas a curtir o CD.

Há outros palavrões igualmente clássicos.
Pensa na sonoridade de um "Puta que pariu!", ou o seu correlativo "Pu-ta-que-o-pa-riu!", falado assim, cadenciadamente, sílaba por sílaba.

Diante de uma notícia irritante, qualquer "puta-que-o-pariu!", dito assim, põe-te outra vez nos eixos.

Os teus neurónios têm o devido tempo e clima para se reorganizarem e encontrarem a atitude que te permitirá dar um merecido troco ou livrares-te de maiores dores de cabeça.

E o que dizer do nosso famoso "vai levar no cu!"? E a sua maravilhosa e reforçadora derivação "vai levar no olho do cu!"?
Já imaginaste o bem que alguém faz a si próprio e aos seus quando, passado o limite do suportável, se dirige ao canalha de seu interlocutor e solta:
"Chega! Vai levar no olho do cu!"? Pronto, tu retomaste as rédeas da tua vida, a tua auto-estima.

Desabotoas a camisa e sais à rua, vento batendo na face, olhar firme, cabeça erguida, um delicioso sorriso de vitória e renovado amor-íntimo nos lábios.

E seria tremendamente injusto não registar aqui a expressão de maior poder de definição do Português Vulgar: "Fodeu-se!". E a sua derivação, mais avassaladora ainda: "Já se fodeu!".

Conheces definição mais exacta, pungente e arrasadora para uma situação que atingiu o grau máximo imaginável de ameaçadora complicação?
Expressão, inclusive, que, uma vez proferida, insere o seu autor num providencial contexto interior de alerta e auto-defesa.

Algo assim como quando estás sem documentos do carro, sem carta de condução e ouves uma sirene de polícia atrás de ti a mandar-te parar. O que dizes? "Já me fodi!"

Ou quando te apercebes que és de um país em que quase nada funciona, o desemprego não baixa, os impostos são altos, a saúde, a educação e … a justiça são de baixa qualidade, os empresários são de pouca qualidade e procuram o lucro fácil e em pouco tempo, as reformas têm que baixar, o tempo para a desejada reforma tem que aumentar … tu pensas "Já me fodi!"

Então:
Liberdade, Igualdade, Fraternidade e foda-se!!!

Mas não desesperes:
Este país ainda vai ser "um país do caralho!"
Atenta no que te digo (não sei é quando, é como que patina... SPSDPSPDSPDSPDPSPDSPDSPDDPSPDPSDPPS..."foda-se!")!

domingo, setembro 17, 2006

eleições brasileiras... um verdadeiro must!!!

Eu pensava que os políticos portugueses estavam pela hora da morte, mas perante o que ontem assisti, no Eixo do Mal (Sic Noticías), relativo às campanhas eleitorais brasileiras, decidi rever a minha posição: e neste momento dou graças a Deus por não viver no Brasil...

Eis o que encontrei após uma breve pesquisa na net:

Eneias 5656: o original


Eneias: versão sem barba


reforma nos caras-de-pau


e também têm zé castelo branco...


e o Bin Laden...


e avestruzes...


E o meu voto vai para...


sábado, setembro 16, 2006

guerra na imprensa portuguesa...

Saiu este fim de semana mais um jornal para as bancas portuguesas, lançando assim uma guerra na imprensa portuguesa que já se vinha adivinhando com os desenvolvimentos das últimas semanas.

Expresso vs Sol, qual será o vencedor?!














Só muito dificilmente conseguirei dar uma olhadela este fim de semana no Expresso ou no Sol, pois ainda nem era meio dia e já ambos estavam esgotados nas bancas. Mas uma coisa posso fazer: apontar alguns pontos negativos e positivos que se destacam já destes dois jornais.

Por um lado surge o Sol, apresentado por José António Saraiva como uma "ideia luminosa" e como "um ciclo de mudança na comunicação social". Contudo, o Sol cheira mais a quezília pessoal de Saraiva que outra coisa, situação de que muito dificilmente se conseguirá destacar depois duma saída claudicante da Direcção do Expresso. Mas será que o Sol trará renovação à imprensa portuguesa? Não me parece: não só porque Saraiva reuniu à sua volta "a equipa dos anos de ouro do Expresso", que a meu ver já deu o que tinha a dar (até porque os anos de ouro do Expresso já foram há algum tempo!!), mas também porque os colunistas que Saraiva tanto apregoou me parecem francamente inferiores aos do Expresso. Além disso, o Sol parece tresandar a populismo e imprensa cor-de-rosa (ideia com que fiquei após assistir ao último Grande Entrevista!). Saraiva, amigo, tens toda a razão quando dizes "nós não estamos virados para o Passado", porque o futuro não parece ser o vosso condão...

Espero estar enganado e espero também que o destino reserve aos portugueses e ao Sol melhor fado que o do Independente.

Por outro lado surge o Expresso, um jornal com um extenso historial e que já provou tudo o que tinha a provar. Parece-me bem a mudança de cara efectuada, pelo menos confere-lhe mais dinamismo e atractividade. Contudo, julgo que extensa campanha de marketing do Expresso nas últimas semanas demonstra uma certa fragilidade!! Nesta guerra que se prevê acesa o Expresso optou pela via mais fácil e não me parece que a descida de preço e os filmes grátis sejam a solução. Tal como diz Saraiva, "os brindes terão que acabar" e quando isso acontecer ganhará aquele que apresentar melhores conteúdos...

De qualquer das maneiras já davam o Nobel ao Saraiva...
A ver se o homem se cala!!!

terça-feira, setembro 12, 2006

O dia que não mudou grande coisa...

Cumpriu-se ontem mais um ano sobre o famigerado 11 de Setembro. Digo famigerado porque acredito piamente que o 9/11 não passou de uma magnífica campanha de marketing da Administração Bush, que visou a concretização de políticas economicistas e neoconservadoras, alheias à verdade e ao sofrimento humano.

Não digo que não haja terrorismo, apenas digo que muitos amigos de George W. Bush lucraram com as sequelas dos ataques terroristas do 9/11; apenas digo que se o choque de civilizações huntingtoniano é hoje em dia uma realidade tal se deve sobretudo aos USA.

Mas terão sido mesmo ataques terroristas? Desde 9/11/01 que vivo com esta dúvida e depois de ver filmes e documentários como o Farenheit 9/11, Loose Change ou Syriana, e de ler as teorias do Movimento 9/11 truth, uma certeza cresceu em mim: alguém anda a tentar vender-nos uma grande mentira! E o mais lamentável é que os mass media (como de costume) pactuam com essa trama...

Mas terá mesmo o mundo mudado a 9 de Setembro de 2001? Não! O mundo continuou o mesmo. Todos os dias morrem milhares de pessoas em Africa e noutras zonas empobrecidas do globo. Pessoas que podiam ser salvas com apenas alguns dólares. Ah!!! Pensando bem, é mais fácil gastar milhões de doláres numa guerra inútil e injustificada. É que assim sempre se lucra qualquer coisita...

O que mudou o 11 de Setembro? Aumentou a insegurança, o caos, o capitalismo absolutista e desregrado... Mas isso já existia antes do 9/11!! Bem parece que a unica coisa que mudou mesmo foi o perfil de Nova Iorque... Além da criação duma nova forma de mentira, elaborada e ultrajante!!

terça-feira, setembro 05, 2006

parabéns freddie!!

Se vos falar de Farrokh Bulsara provavelmente a primeira reacção será perguntar "quem?", mas se eu disser Freddie Mercury então toda a gente saberá de quem falo...

Queen, rock star, designer, bissexual, seropositivo, controverso, chocante, são apenas alguns dos epítetos associados a Freddie... Mas no final de tudo, a única memória que fica é a do brilhante músico e compositor, autor de temas como "We Are The Champions", "Bohemian Rhapsody" e "We Will Rock You"

Faria hoje 60 anos, se ainda fosse vivo. Parabéns Freddie!!

segunda-feira, setembro 04, 2006

george carlin

Quando o stand up ainda era uma miragem em Portugal, nos states George Carlin já deslumbrava plateias inteiras.... O verdadeiro humorista inteligente.

Parece que nos States ainda se encontram coisas porreiras.

E em Portugal temos que nos contentar a aturar todos os Domingos à noite um snob convencido e plagiador, que a última coisa de jeito que fez já tem mais de 10 anos...