segunda-feira, agosto 21, 2006

Machina Humanæ - Sobre a Cidadania e Civismo

A inspiração literária encontra quase sempre a sua fonte nos pequenos detalhes: quer seja um piscar de olhos, uma obra de arte, uma morte... Contudo, vários foram os acontecimentos (deste Verão) que me levaram a abrir mais uma página em Machina Humanæ... está pois na calha mais um ensaio, que se debruçara sobre temas como a cidadania, civismo e humanismo.

"O Homem é um animal sociável que detesta os seus semelhantes."

Durante as minhas pesquisas deparei-me com este pensamento de Ferdinand Eugéne Delacroix (pintor francês do romantismo) e, como vem sendo meu hábito, decidi basear nele toda a realização deste ensaio...

Julgo que nem o velho Aristóteles se lembrou desta, tão embrenhado que estava na distinção entre animal racional e irracional. Por vezes comprometemo-nos de tal modo com um tema que nos esquecemos por completo de ponderar todos os aspectos. De facto, o Homem pode ser racional em muitas coisas mas não deixa de ser também irracional em muitas outras... Será que alguma vez conseguiremos ultrapassar essa herança? Espero que sim....

Mais desenvolvimentos para breve...

2 comentários:

"O Padrinho" disse...

Boa Egas! Relativamente ao que me pediste é impossível por a imagem como querias uma vez que aquele espaço pertence digamos que ao resto do blog e não dá para sobrepor a imagem. Mas tb n está mal assim! o q importa é o conteúdo! ;)

Saudações mafiosas!

Unknown disse...

Obrigado Padrinho...