quinta-feira, agosto 24, 2006

Campanha "The Oneseat"

"Unida na Diversidade", eis o lema da União Europeia e que pretende significar a união de todos os europeus na construção de uma Europa próspera e pacífica.

Europeistas ou não, é nosso dever respeitar todas as culturas, tradições e línguas. E enquanto cidadãos da UE compete-nos não só fomentar a prosperidade da UE como também lutar pela salvaguarda dos nossos direitos. É também nosso dever participar activamente na discussão de temas fracturantes da sociedade europeia e denunciar injustiças e situações anómalas

Foi neste âmbito que surgiu a campanha "The Oneseat" (tradução: Assento Único), e que passo a explicar. O Parlamento Europeu (PE) é uma instituição comunitária que representa os povos dos Estados-Membros da União Europeia. Contudo, ao contrário dos restantes parlamentos do Mundo, o PE não tem uma sede, mas sim duas. Assim, todos os anos, o PE vai intercalando a sua actividade entre Estrasburgo (França) e Bruxelas (Bélgica), um processo que custa cerca de 200 milhões de euros aos contribuintes europeus.

A campanha "The Oneseat" pretende acabar com esse desperdício e implantar definitivamente o PE em Bruxelas. Mas, para obrigar a Comissão Europeia a discutir esta temática é necessário um milhão de assinaturas, pelo que se pede a todos os interessados para visitarem o site www.oneseat.eu e subscreverem este manifesto.

Por uma UE mais justa...

0 comentários: