segunda-feira, novembro 26, 2007

Breve apreciação aos monopólios

Portugal sempre foi um país fustigado pelos interesses monopolistas de alguns. Infelizmente a implementação desses monopólios baseou-se sempre numa relação em que os mais fracos são explorados enquanto os ricos não param de enriquecer. São exemplos disso a PT (Portugal Telecom) e a EDP, empresas que durante anos utilizaram a sua posição de exclusivas no mercado para exercer um domínio abusivo e assim cobrar mais aos seus clientes por serviços claramente mais baratos.

Mas não é sobre a PT nem EDP que vos venho falar. Pelo contrário, gostaria de vos falar de uma empresa tantas vezes "esquecida" mas cuja posição monopolista é igualmente abusiva. Falo-vos da Lusomundo, mais concretamente da Lusomundo Cinemas. E o que me leva a falar-vos da Lusomundo é tão somente isto:
Bilhete normal num cinema Lusomundo: 5,50€
Bilhete estudante num cinema Lusomundo: 4,60€

Acontece que a prática destes preços ridiculamente excessivos só é possível devido à crescente monopolização do mercado cinematográfico por empresas como a Lusomundo e o seus multiplex estilizados de centro comercial que têm levado ao encerramento forçado dos pequenos cinemas. E com o fim dos pequenos cinemas perdem-se os bilhetes a preços acessíveis e justos, perde-se o acesso a filmes marginais (visto que aos Multiplex só interessam blockbusters!) e, pior ainda, perde-se parte do espírito e da singularidade do próprio cinema.

Mas o mais ridículo ainda são os 15 minutos de publicidade que nos vendem no início de cada sessão, pois seria de esperar que essa publicidade ajudasse a contribuir para a diminuição dos preços dos bilhetes. Em vez disso, não param de aumentar!

Ai que saudades dos tempos em que 500 escudos bastavam para assistir a uma boa sessão de cinema.

**************************************
A propósito Graza, já fui ver o Sicko!! Tens razão, mais um grande documentário da autoria de Michael Moore.

1 comentários:

Graza disse...

...então passaste a ser um daqueles com os quais posso falar de americanos!