quinta-feira, dezembro 28, 2006

Descobrimentos?! Quais descobrimentos. O que nós queremos é foguetes e croquetes

Enquanto pessoa que usufruiu directamente das actividades promovidas pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses (CNCDP), gostaria de partilhar convosco um excerto de uma entrevista feita a António Hespanha, ex-presidente da já extinta CNCDP, pela revista Visão (N.º712) e que tem um título extremamente sugestivo:
"As vaidades são caras. Responsáveis do Governo queriam fogo-de-artifício. E propaganda. Assim se comemoraram os Descobrimentos. E se gastaram milhões."
.
Como já seria de esperar a entrevista é um verdadeiro dedo na ferida, onde se lêm duras críticas à irresponsabilidade das políticas governativas em Portugal. Para reflectir...
.
"(...) O que é que ficou das Comemorações do Infante D. Henrique, de 1960? Ficou o Portugaliae Monumenta Cartographica. É evidente que se pode fazer muito mais do que isso.
.
Então, o que deve ser?
Pode ser, também, o tal fogacho. A tal coisa de «interessar o grande público pela história». Mas há uma questão ética. Não se pode levar as pessoas atrás de falsas ideias, porque senão é propaganda. As pessoas distraem-se com a Cultura. A História é uma zona esquecida. Nós temos arquivos que, talvez com excepção do Reino Unido, digo talvez, são os arquivos mais importantes para a História do Mundo! A Torre do Tombo, o arquivo Histórico Ultramarino, o arquivo da Sociedade Portuguesa de Geografia, que vive numa pobreza envergonhada, e qualquer dia arde, e o Arquivo da Ajuda. Cobrem desde a América ao Japão. E desde o início da Expansão, coisa que os ingleses não têm. Do ponto de vista económico, desde que rentabilizados, estes arquivos davam muito dinheiro. Os historiadores e investigadores estrangeiros tinham que cá vir. E isso quer dizer hotel, restaurante, promoção do país, quer dizer relançamento da História da Expansão Portuguesa, que é uma matéria investigada, praticamente, só por portugueses. A atracção da Espanha é muito forte. Nos EUA, as cátedras de História da Expansão são dominadas por especialistas na Expansão Espanhola. A História podia ter mais atenção. Agor, houve o acordo com o MIT. Porque não se pensa fazer algo semelhante para a História? Este esquecimento da História é paradoxal."
.
Depois disto é caso para perguntar onde anda o Ministério da Cultura? Bem, mas a resposta a isso já todos nós sabemos: o MC está onde o sensacionalismo e o populismo está. Porque a preservação da Cultura é apenas uma mera miragem neste país à beira mar plantado. Quanto a mim, não tenho quaisquer dúvidas que preferia muito mais assistir à preservação do património existente do que à compra da colecção Berardo, apesar de achar a mesma colecção de grande valor e importância. De facto, essa nem seria uma ecolha que deveriamos ter que fazer: ambas as opções são uma prioridade.

quinta-feira, dezembro 21, 2006

heeeere peixe, peixe, peixe...

Já que estou numa de Rua Sésamo eis aqui algumas das minhas melhores recordações de infância. Isto sim, eram programas de entretenimento infantil.



e este em português... meu Deus, que saudades!


recordam-se deste com o Monstro das Bolachas?


agora uma verdadeira pérola de humor


Pronto, só mais alguns com o EGAS :))
(ou não fosse ele o meu alteregas como alguém disse...)




Oh, bons velhos tempos!

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Portugal doce Portugal!!

Nem acredito que é já amanhã que vou matar saudadinhas das coisas boas de Portugal (e das caricatas também!). Parece que vão ter que me aturar durante duas semanitas.

Ai um pastel de nata...

sábado, dezembro 16, 2006

hummm ja cheira a natal... blargh!

Nunca fui um grande apologista do Natal. É como um lobo na pele de cordeiro: uma época fútil camuflada de amor e paz, de união e solidariedade... Que grande treta!! Espero não ofender muita gente com estas palavras :)

Na televisão os mesmos filmes de sempre, aliados a spots publicitários ranhosos e intermináveis capazes de fazer desesperar o tipo mais paciente do mundo.

Nos dias que antecedem o 25, ruas e as lojas cheias de populaça impedindo o gajo normal de continuar a fazer a sua vidinha do dia-à-dia.

Por todo o lado iluminações e decorações festivas, muitas vezes de gosto duvidoso (como aquelas que metem lá em Casegas!) e que mais não são do que um grande rombo no herário público, já para não falar no consequente aumento exponencial do consumo de electricidade (e como não poderia deixar de ser, da poluição!). Mas mau mesmo são aquelas iluminações caseiras de natal que já trazam incorporada musiquinha de Natal em versão irrititante

Há ainda o abate ignomioso de árvores só porque fica bem la em casa durante 2 semanitas.

Velhos gordos vestidos de vermelho por toda a parte. "Oh! Oh! Oh!". Mas que raio de merda é esta do "Oh oh oh"?! Alguém me explica?!

Já para não falar na nova moda de mandar mensagens de telemóvel. MEUS AMIGOS RECEBER MILHENTAS MENSAGENS DE TELEMOVEL A DIZER BOM NATAL, OU QUALQUER COISA COM PAI NATAL E RENAS NO MEIO É UMA "REAL PAIN IN THE ASS". Já para não falar que só serve para todos os anos engordar ainda mais o cu das companhias de telecomunicações. SE QUISEREM MANDEM-ME O BOM DO POSTAL! De mim este ano o único Bom Natal que receberão será aqui no Doca do Tempo.

Antes que me esqueça...
BOM NATAL!!

Resumindo: EU NÃO GOSTO DO NATAL. Chamem-me parvo, sem-saborão, ou que quiserem... mas porra, um gajo tem direito a não gostar do Natal.

A única coisa boa é mesmo a comidinha. Ui e este ano ao fim de 3 meses por terras de França até ao mais simples repasto vou chamar um figo. E claro a familia (pai, mãe, se estais a ler esta é para vós! e para o rafinha e afins também!) e os amigos.
Xiii... parece-me que este ano a dor da ausência apazigoou um pouco o meu espirito Grinch. Deixem-me cá aproveitar para desejar mais uma vez um Bom Natal antes que me passe:
FELIZ NATAL!!

P.S. Já agora, se tiverem interessados em dar-me alguma prenda eis algumas sugestões:
  • Os livros da Triologia do Senhor dos Anéis (em Inglês de preferência!). Nota: Já tenho o Silmarillion.
  • 2ª e 3ª série da britcom Little Britain. Ou então um DVD do Little Bitain Live.
  • O album St. Elsewhere de Gnarls Barkley. De preferência a edição especial (há na fnac...)
  • Um perfume bem cheiroso é sempre simpático!
  • O DVD do filme Nacho Libre, com o magnífico Jack Black.
  • Um bilhete para o filme do Borat... espero que ainda esteja em Portugal. Aqui só se encontra dobrado. Que atentado!!, quando toda a piada do filme está no próprio Borat, ou seja, pronuncia incluida.
Bem acho que isto já são sugestões mais do que suficientes! E um muito Bom Natal para todos aqueles que tiverem em atenção a lista anteiror. Sou mesmo oportunista não sou?! :))

E agora um pouquinho de espirito natalicio com sabor vintage...


...e agora a versão grinch!

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Rascunhos de Montpellier...






domingo, dezembro 03, 2006

Earthlings: habitantes da Terra

Earthling: habitante da Terra.
(Webster's Unabridged Dictionary, 1989)

www.isawearthlings.com

www.nationearth.com

Através de um link para um clip de video sobre preservação da natureza descobri este documentário - Earthlings: make the conection. Infelizmente só tive de oportunidade de ver um pequeno trailer e de ler a sinopse do documentário. Mas o que vi foi suficiente para me deixar deveras emocionado e apaixonado. Pelo que gostaria de aconselhar a todos o seu visionamento! Eu cá vou encomendá-lo, pois infelizmente ainda não chegou a Portugal!


Gostaria ainda de deixar aqui um pequeno desafio de leitura em inglês - a sinopse deste documentário. Contudo, se alguém tiver dificuldades com a leitura basta fazer um coment fazendo evidência disso, que eu farei uma breve tradução.

__________________________

EARTHLINGS
is a feature length documentary about humanity's absolute dependence on animals (for pets, food, clothing, entertainment, and scientific research) but also illustrates our complete disrespect for these so-called "non-human providers." The film is narrated by Academy Award nominee Joaquin Phoenix (Gladiator and Walk the Line) and features music by the critically acclaimed platinum artist Moby.

With an in-depth study into pet stores, puppy mills and animals shelters, as well as factory farms, the leather and fur trades, sports and entertainment industries, and finally the medical and scientific profession, EARTHLINGS uses hidden cameras and never before seen footage to chronicle the day-to-day practices of some of the largest industries in the world, all of which rely entirely on animals for profit. Powerful, informative and thought-provoking, EARTHLINGS is by far the most comprehensive documentary ever produced on the correlation between nature, animals, and human economic interests. There are many worthy animal rights films available, but this one transcends the setting. EARTHLINGS cries to be seen. Highly recommended!

EARTHLINGS has taken five years to produce. What began as a series of Public Service Announcements on spaying and neutering pets, evolved into a feature-length film on every major animal-related issue. Writer/Director Shaun Monson began the process by shooting footage at animal shelters in South Central L.A., Long Beach and North Hollywood. The PSAs were soon completed as his interest moved to other problem areas, like food and scientific research. In time, he accumulated a small library of material from several animal welfare organizations, and started editing. The process was a slow one. As footage gradually came in, Joaquin's narration was recorded (in stages), and a soundtrack was added. Along with all of Moby's music, some original pieces were also written for the film. In 2005, EARTHLINGS premiered at the Artivist Film Festival, (where it won Best Documentary Feature), followed by the Boston International Film Festival, (where it won the Best Content Award), and most recently at the San Diego Film Festival, (where it won Best Documentary Film, as well as the Humanitarian Award to Joaquin Phoenix for his work on the film).

sábado, dezembro 02, 2006

something for the road...

sexta-feira, dezembro 01, 2006

"Million Faces": contra a corrida às armas

A Amnistia Internacional, a IANSA e a Oxfam acabam de lançar uma campanha a nível global, visando acabar com com a escalada da corrida às armas, através da implementação um sistema eficaz de controlo do comércio de armamento.


Contudo, isso só será possivel através de um movimento global de consciencialização e cidadania. É precisa a ajuda de todos nós! Para isso, basta clicar no link seguinte:

Eu já assinei a petição e se quiserem podem encontrar a minha foto no painel de participantes clicando no link que se segue:

Todos os dias, a violência armada destroi milhares de vidas, enquanto causa primária de inúmeros conflitos, pobreza e desrespeito pelos direitos humanos. Pretende-se, pois, com esta campanha promer a criação de um tratado internacional sobre o comércio de armamento, que dificulte o acesso a armas e acabe de vez com tanta violência esúpida.



Ainda neste âmbito, gostaria de aconselhar todos os meus leitores a verem o filme o SENHOR DA GUERRA, com Nicholas Cage. Talvez seja uma grande ajuda na compreensão desta problemática!