quinta-feira, outubro 12, 2006

parlez-vous français?

Bem, vou tentar ser sucinto porque isto de escrever nos teclados azerty franceses parece um dos 12 trabalhos de Hércules!! Além de que acentos agudos somente no "é"...

Antes de mais gostaria de deixar um conselho: nunca, mas mesmo nunca se aventurem a vir de carro para França! A não ser que o façam nuns poucos de dias... é que se chega ca mais morto que vivo! Mas tenho que admitir que algumas paisagens ao longo do caminho são deslumbrantes!!! Além de que se atravessa a Espanha toda praticamente sem pagar portagens...

Bem, o que posso eu dizer sobre Montpellier?.... a cidade é magnifica!!! Tem um vasto patrimonio historico e cultural, apelativo a uma visita tranquila e cuidada!! é uma cidade cheia de espaços verdes e praticamente plana, dai que a bicicleta seja um dos meios de locomoção preferidos. Tem também um metro de superficie espectacular - o TRAM, que percorre algumas das zonas mais apelativas de Montpellier. E como podem ver pela imagem, algumas das zonas dos carris são relvadas... Se fosse em Portugal tinham espetado betão e "estava a andar"!

So nao compreendo é porque se fala tão mal dos condutores portugueses!!! Estes aqui encostam as tropelias lusas a um canto: vermelhos, stops, passadeiras parecem não existir!! Posso mesmo afiançar que desde que aqui estou ja vi algumas das manobras mais loucas a que me foi dado assistir!

Apesar de estar ainda no inicio posso ja adiantar que o instituto também é espectacular. Isto porque além de não me deparar com as faltas cronicas de espaço e materiais comuns em Portugal, reina também um ambiente de simpatia e informalidade que faz do IGMM um espaço deveras acolhedor! O campus universitario também é muito agradavel, cheio de espaços verdes que os estudantes usam para relaxar e conviver (a oportunidade perdida do polo 2...). Por exemplo, so a UM 2 (correspondente à FCTUC) é maior do que toda a Universidade de Coimbra. E depois ainda ha a Faculdade de Farmacia, a Universidade de Direito, Letras e Medicina!!

Cuisine française é que nem vê-la! Por aqui esta rapaziada alimenta-se de pizas, pizas, pizas, pizas, pizas, kebabs, pizas, paninis, pizas, pizas, pizas, pizas! Ha uns dias numa so rua contei mais pizarias do que todas as que existem em Coimbra.

Bem, mais novidades so quando tiver um pouquito mais de tempo.

10 comentários:

ximenes disse...

entao MARCO ESTASA GOSTAR? Os modos de vida sao diferentes ne.
Olha espero que tenhas feito boa viagem, boa sorte.
é verdade os teclados azert sao um, pife, fica bem

Anónimo disse...

Ai ai que ja estas com o sindrome de emigrante!!! So te falta dizer "isto ca nas Francas é que é".
Um abraco cheio de saudades do irmao

Unknown disse...

Estou sim ximenes!!! é diferente mas agradavél!!

la diz o povo: so custa ao inicio!

Unknown disse...

Achas que sim shines?!

Os gajos não têm musica de jeito, têm uma lingua toda melada, a comida é uma treta e nada neste mundo supera as tardes da RTP com o "Malato Pimbalhão"!

Isto para não falar nos condutores... so para teres um exemplo, ja perdi a conta aos carros e motas que vi passar sinais vermelhos!!

Portugal é que é!!!

affectuesement

Unknown disse...

Além disso so falo bem do metro e do IGMM!!

E sabes bem que apesar das pretensões do Zé Socrates, a ciência em Portugal esta ainda num estado comatoso!!!

Olha-me so para esta brilhante aplicação da terminologia médica :)

Anónimo disse...

Tens que ter paciencia!! As coisas tem demorado mas vao se compondo em Portugal no campo das ciencias. A FCTUC e a UC em geral é que nao sao um exemplo de pensamento coerente, avant-garde e organizado.
Mas podes sempre dizer que vens de uma das 4 Universidades mais antigas do mundo. Fica sempre bem... Quanto ao resto o melhor é esperar, de preferencia sentado!
O Shines Senior

Anónimo disse...

Bienvenu en France!

Vejo que já te estás a adaptar a uma nova realidade. E, como é natural, Portugal deixa sempre saudades. Até eu que sou francófono e francófilo assumido sinto isso quando estou em França. Comida em condições é a nossa. Aliás, como já pudeste verificar, aí é só comida estrangeira (italiana, grega, turca, cambojiana, chinesa, e mais não digo ...).

O que te desejo é muitas felicidades nessa nova etapa da tua vida.

Um abraço!

Anónimo disse...

A comididinha do Pai e da Mãe saboreada nas calmas ( para arrelia do Pai) é bem melhor não é Marquito ? Mas afinal a cozinha Francesa tem fama de ser das melhores do Mundo . E depois a tua falta de jeito para a culinária também não ajuda nada não é verdade ? Gostei das imagens da cidade, particularmente do metro de superfície a deslizar em carris no meio da relva. Sei que vais vencer o desafio e uma vez mais te digo que se não puderes ser o Sol, sê ao menos uma outra estrela.
Um grande beijo dos Pais que te adoram.

Unknown disse...

Quem te disse que eu até nem sei cozinhar? Nunca provaste, por isso não podes dizer!! :)

Claro que tenho saudades vossas!! Se até do teu ar rezingão sinto falta!

Obrigado,

Beijo grande para ti e para a mãe! E uma festinha n matilha!!

Anónimo disse...

por acaso.... (e todas as vezes) ate cozinhas bem :p tas é mal habituado!!! beijinho grande**** Inês