sábado, fevereiro 17, 2007

Chauvinista e com muito gosto!!

Andava eu por uma das minhas passeatas pela blogosfera quando ao entrar no Blog do Graza (obrigado Graza!) me deparei com um link para o Movimento 560. Ora como desconhecia tal movimento dei logo um pulo até lá e fiquei extremamente agradado como o que encontrei.Mas e perguntam vocês: "o que é isso do Movimento 560?"

O Movimento 560, criado no Verão de 2005, tem como objectivo a promoção dos produtos nacionais e a sensibilização de todos os portugueses para a importância de consumir português, contribuindo assim para o aumento do número de postos de trabalho e consequentemente para o crescimento da economia nacional.

"Mas porquê 560?"
560 porque na maior parte dos produtos nacionais os primeiros algarismos que aparecem no código de barras são, precisamente, 560.

"Não será isso uma promoção do grande capital?"
Não. O Movimento 560 é coordenado por pessoas independentes, exteriores a partidos políticos, grupos religiosos (incluindo opus dei :p) ou quaisquer outras associações. Nenhuma entidade impulsionou a criação deste movimento e nenhuma o sustenta. O Movimento 560 ambiciona simplesmente benefícios para todos os portugueses e para o país.

Bem, acho que isto são argumentos mais do que suficientes para perder alguns minutos a fazer uma visita ao site do Movimento 560. Sim, é para ti que estou a falar. E não te esqueças de comprar português.

http://560.adamastor.org

E podem chamar-me de chauvinista e nacionalista que eu estou-me marimbando. Alias até agradeço. Sou português e gosto de ser português. O que não quer dizer que goste do que muitas vezes acontece em Portugal :(

7 comentários:

Graza disse...

Ou patrioteiro! Chamem-nos o que quiserem! O que eu não posso ver são operários portugueses a não conseguirem manter os seus postos de trabalho por dificuldades ue posso ajudar a resolver. Desde que descobri aquele simbolo, a minha opção opção de compra é feita por aquela etiqueta.
Boa ideia teres divulgado.

Unknown disse...

:p Esqueci-me do Patriota!!

De facto, julgo ser nossa obrigação enquanto portugueses tudo fazer para ajudar e impulsionar toda a nossa economia. E isso significa comprar "português".

Contudo, verdade seja dita, por vezes os valores entre o produto nacional e o produto do "país ao lado" são tão discrepantes que só muito acabaremos por optar pelo "português". Mais do que tudo esta éuma questão que depende da colaboração das 2 partes: do consumidor e do produtor.

Julgo também que muitas vezes a "deslocalização" e falência de empresas em territorio nacional não tem nada a ver com o estado da economia. Vemos isso todos os dias: quantos não são os que abrem falência devido a dívidas por má gestão ou por meterem ao bolso? Quantos não são os que se "deslocalizam", apesar de a empresa dar lucro, só porque na roménia vai começar a haver fundos da UE e terão que pagar menos aos trabalhadores.

Vou mais longe e dou um pequeno exemplo: imaginemos que vamos comprar uma peça de roupa, um casaco p.e.. O dito casaco custa em Dezembro 100€ e em Janeiro conseguimos encontrá-lo nos saldos com 50% de desconto. E mesmo assim, o vendedor e o produtor continuam a ter lucro. Então será que eles não venderiam muito mais se por exemplo vendessem o casaco sempre a 60€ ou 50€? Reduziam a margem de lucro mas como vendiam mais acabava por ficar equiparado. E assim toda a gente saia a ganhar.

Apenas um pequeno desabafo...

Festivaleiro disse...

xiii o Egas eu bem que suspeitava que tu eras um desses do PNR, eh eh eh! Confessa lá que vais votar no Salazar para melhor português :))

Também não conhecia este movimento, mas apesar de ter achado a ideia boa não posso deixar de achar que o preço continua a ser uma grande barreira. É que eu sou uma calhondrita de poucas posses, sabes?

Anónimo disse...

Então tu não fumas ?
Não bebes cocacola ?
Não tens um carro ?
Um telemovel ?
Um computador ?
Tens razão, a ideia é boa!!
o materialismo tem cola !!!!!!

Unknown disse...

Não fumo, raramente bebo coca-cola, não tenho carro... Mas sim tenho telemóvel e embora o meu portátil não seja português lá em casa existe um computador que é produção portuguesa.

Percebeste-me mal, porém, Consciência. Eu nunca quis afirmar que só deviamos comprar português. O que eu pretendi dizer é que sempre que possível deveriamos fazer um esforço para comprarmos produtos nacionais.

Além disso, nunca poderia comprar nenhum carro, telemóvel ou coca-cola de marca portuguesa, pois não existem.... Mas talvez tenham "componentes" que foram desenvolvidos em Portugal :))

Anónimo disse...

Aqui està uma maquina (( VINCI GT )), o carro português ....Criado pelo Museu do Automóvel da Maia e pelo Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel. O design é inspirado nos automóveis de corrida dos anos 60 e 70 e tem um motor V6 que debita 350 e 400 CV’s. Serão fabricadas 50 unidades, que se espera, estarem disponíveis dentro de 2 anos. Preço? 180.000 a 300.000€

Unknown disse...

Consciência, se me saísse o Euro milhões até comprava a remessa toda pois achei o carro bem giro... Contudo, enquanto não me sair nem 1 posso comprar!

(para verem o carro cliquem no link associado ao nome do Consciência)