sexta-feira, janeiro 12, 2007

zen niwa... ou qualquer coisa parecida com isto

Não sei, mas parece-me que a razão deste espírito verde dos últimos posts só pode ser o meu novo hobby: tratar do bom do meu bonsai. Ora dêem uma espreitadela:
Claro que não se pode chamar a "isto" um verdeiro Bonsai pois ainda tenho muito trabalho pela frente até ele ser digno desse nome. De qualquer das maneiras a intenção já existe. Agora só falta tempo e dedicação.

Ainda sobre a arte Bonsai deixo aqui um texto que encontrei durante uma pesquisa na internet e que acho deveras interessante e esclarecedor. Já agora o link: Bonsai Lusitano

"A arte bonsai surgiu na china à alguns milhares de anos (não se sabe exactamente quando), mas desenvolveu-se principalmente no Japão, onde atingiu a sua maturidade e onde nasceram os principais estilos de cultivo que hoje conhecemos.

Bonsai é um termo japonês (que só existe no singular) composto por duas palavras "bon" que significa recipiente pouco profundo, e "sai" que significa plantar. Na sua tradução literal bonsai significa, plantar árvore em bandeja, ou recipiente pouco profundo de forma a que se assemelhe com as árvores na natureza. Mas Bonsai é na realidade muito mais que isso, bonsai envolve uma componente artística e necessita de determinados cuidados diários (quase rituais), diferenciando-o de uma simples árvore 'envasada'.

A arte bonsai distingue-se das outras artes por introduzir uma quarta dimensão, sendo essa dimensão extra que torna o bonsai numa arte viciante e completa, essa quarta dimensão é a "vida", enquanto que nas outras artes se actua sobre elementos inanimados na arte bonsai actua-se sobre um elemento vivo. Também devido à quarta dimensão um bonsai é considerado uma arte em permanente transformação. Enquanto nas outras artes (escultura, pintura, etc.) os artistas em determinado momento dão por terminada a sua obra, o bonsaísta continua permanentemente a actuar na sua obra através da poda, rega, etc., nunca se podendo dizer que um bonsai se encontra acabado, podendo no máximo ter atingido a sua maturidade necessitando apenas de cuidados de manutenção."

0 comentários: