segunda-feira, janeiro 15, 2007

E ao 7º dia, antes de descansar, Deus criou os dinossauros

Há uns tempos durante uma pesquisa na Internet acabei por me deparar, por mero acaso, com um filme que há falta de melhor o qualifiquei como cómico. Porquê cómico?! Simplesmente porque me fartei de rir a vê-lo. Ora o dito cujo é uma conferência de um senhor chamado Ken Hovind, cientista, cujo o tema é criacionismo. Ei-lo (para quem percebe inglês):


Ora criacionismo... Mais uma vez, temendo os erros da minha santa ignorância decidi fazer uma visitinha à Wikipedia e eis o que encontrei:
  • "O criacionismo é uma teoria que considera que por detrás de eventos como a origem do universo, da vida na Terra e das próprias espécies se encontra uma entidade inteligente superior (vulgo Deus). Muito sucintamente, o criacionismo é o oposto do evolucionismo e de todas as teorias sobre fenómenos relacionados com a origem do universo e evolução das espécies que aprendemos na escola. Quanto à difusão do criacionismo clássico, segundo uma pesquisa do Instituto Gallup, 90% dos norte-americanos acreditam num Deus criador, sendo que 45% acham que a criação ocorreu exactamente como o livro do Génesis a descreve. A pesquisa mostra que entre os membros da Academia Nacional de Ciências americana, 10% expressam crença num deus (o que não significa necessariamente que sejam criacionistas).
  • Neocriacionismo - Não se deve confundir o criacionismo clássico com o neocriacionismo, também conhecido como planeamento inteligente, uma corrente surgida por volta de 1920 nos EUA e que defende a ideia de que houve influência de uma entidade inteligente na criação dos seres vivos. Grupos religiosos desta corrente têm lutado para impor o ensino da criação nas escolas em pé de igualdade com o ensino da evolução, como resposta ao veto do ensino religioso."
Peço desculpa pelo meu cepticismo, mas que raio é isso de cientista criacionista? Digo isto não por ser um darwinista mas porque enquanto pessoas ligada à ciência há coisas que me parecem demasiado evidentes. Não estou com isto a dizer que não existam lacunas no evolucionismo. Longe disso! Muitas serão as patranhas e fraudes que engolimos sobre evolucionismo, mas daí a guiar-me por livros que alguém escreveu há séculos, envoltos em misticismo, desconhecimento e fantasia?

É pá é que há coisas com as quais um gajo simplesmente não pode. Se bem que me apraz deveras saber que isto é bastante comum nos EUA e que existem mesmo estados onde os alunos só ouvem falar de evolucionismo quando chegam à Universidade (a fonte desta última afirmação é um professor de Evolução duma Universidade dum desses estados, com quem já tive aulas).

Começo a achar seriamente que no próximo ano os autores da Bíblia deviam ganhar todos os prémios Nobel:
  • Literatura: pela fabulosa história (fabulosa de fábula).
  • Medicina: por conseguirem ressuscitar homens.
  • Paz: mete Deus no meio, por isso ganhar o da Paz é quase obrigatório.
  • Física: por conseguirem abrir um mar ao meio e deitar abaixo as muralhas de Jerico só com o som de trombetas.
  • Química. química... agora que penso nisso não me lembro de nada, mas certamente haverá lá qualquer coisa que o justifique. Se não houver, Deus dá um jeitinho!
Divirtam-se aí com mais um filmezito do género:

1 comentários:

Unknown disse...

Reflectindo um pouco, sou capaz de estar lixado se por acaso se prova que os gajos até têm razão :))))