Fast food nation…
Bem, para quem considerava este o filme mais polémico após Fahrenheit 9/11, das duas uma: ou não percebe nada de cinema, ou não conhece nada de polémicas.
Primeiro porque Fahrenheit 9/11 é um documentário (uma pérola de Michael Moore!) depois porque de polémico apenas o tema do filme, já que o filme em si acaba por se perder no decurso da narrativa.
E infelizmente a minha decepção acaba por ser maior pois sendo Richard Linklater um dos meus realizadores preferidos, este seu filme ficou muito aquém das minhas expectativas.
Para a dispersão do filme/temática contribui ainda o papel preponderante atribuido aos emigrantes ilegais (da america latina) que trabalham na industria de transformação de carne para as companhias de fast food, fazendo com que o filme acabe por se centrar mais na problemática da imigração ilegal do que em fast food. A meu ver a imigração ilegal não é uma consequência da industria fast food. Ela existe porque as pessoas procuram melhores condições de vida (muitas vezes iludidas pelo "tal" de sonho americano), e a indústria de fast food é apenas uma entre muitas "soluções" para os emigrantes ilegais. Digo isto, porque vendo o filme acaba por se ficar com a ideia de que a imigração ilegal é mais uma das consequências nefastas da Fast Food Nation.
0 comentários:
Enviar um comentário