Há coisas na vida que se não as vissemos, certamente não acreditariamos que pudessem existir. Foi precisamente com uma situação desse género que me deparei hoje. Passo a explicar: encontrando-me eu num país estrangeiro é mais do que natural que, enquanto cidadão português, sinta necessidade de recorrer aos serviços consulares portugueses ou da respectiva embaixada, caso existam.
Ora, estando eu interessado em informar-me como proceder para poder exercer o meu direito de voto no estrangeiro, lancei uma pequena pesquisa no google procurando sobre um possível site da Embaixada de Portugal em França, país onde reside a maior comunidade portuguesa no estrangeiro. Contudo, nem acreditei no que encontrei quando visitei o dito site: além de corolado por um design horrível, as escassas palavras que podemos encontrar em português são os nomes dos funcionários e um brevíssimo texto sobre a "consciência do dever de informar". Ainda pensei que se calhar estava a visitar o site da Embaixada Francesa em Portugal mas não, era mesmo o da embaixada Portuguesa, pois o da Embaixada Francesa em Lisboa era não só esteticamente agradável mas também bilingue!!
Mas ainda insatisfeito, fiz uma breve visita ao site do Ministério dos Negócios Estrangeiros e descobri que entre tantos países onde Portugal se faz representar, apenas as seguintes embaixadas disponibilizam site: Alemanha, Argentina, Austrália, Brazil, Canada, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Japão, México, Noruega, Polónia, Nações Unidas, Roménia, Suécia e Timor.
E depois vem o Sr. Socrates falar em Planos Tecnológicos e Simplex... (Se fossem todos para um sítio que eu cá sei!!) Veja lá mas é se arranja uns tachitos a pessoas que percebam minimamente de design. Talvez assim os portugueses tenham acesso a melhores serviços.
Mas isto não fica assim... Vou começar por mandar um mail e se vir que as coisas não mudam outras medidas serão necessárias!
0 comentários:
Enviar um comentário