sábado, março 22, 2008

Vandalismos, Carjackings, Violência nas Escolas....

....meus amigos, nas palavras de um sapiente amigo, isto só lá vai com um correctivo que envolva porrada à antiga.

Ainda ponderei um Chuck Norris ou um John Rambo, mas acabou por se tornar claro que a gravidade da situação requer uma solução mais drástica. Por outras palavras, o que nós precisamos é de um STEVEN SEAGAL em cada esquina!

Resumindo, uma resolução que envolva explosões, braços e pernas partidas e um herói incólume e vitorioso.

quarta-feira, março 19, 2008

2008: a última odisseia

A ficção científica sempre foi um género menor da literatura.
Não obstante, para mim, a criatividade e o génio de H.G. Wells, Philip K. Dick, Isaac Asimov e Arthur C. Clarke rivalizam em pé de igualdade com os grandes da literatura, sejam eles clássicos ou nobeis.
Hoje, com a morte de Arthur C. Clarke, o último dos grandes mestres da ficção científica, o mundo ficou mais pobre. Arthur C. Clarke foi um visionário, um profeta do futuro. No Doca está-se de luto.
Egas, um Fã!!

Arthur C. Clarke numa das suas últimas aparições.... para fixar!

segunda-feira, março 17, 2008

Fábrica de Ignorância

Julgo ser oficial: Portugal é uma FÁBRICA DE IGNORÂNCIA. Não sei qual foi o ponto de viragem (se é que houve!), mas parece-me que algures na década de 90 do século passado um profundo processo degenerativo despontou na sociedade portuguesa. Fabricamos ignorantes, analfabetos, iliteratos, mentecaptos. Burros, portanto!
Na escrita, o "k" substituiu o "que";
Na televisão, novelas com açúcar;
Na música, adolescentes mimados idolatram o último hit da cultura MTV.
Ouvi dizer que cada vez se lêem mais livros. Mas que livros? Códigos Da Vinci e outros que tais?! Isso não é literatura, é pastilha-elástica para os olhos.

Mas qual a origem da crescente acefalização da nossa juventude? Talvez seja a "americanização" cultural, talvez seja a desresponsabilização familiar. Será o sistema educativo? Não, não e não. Sim, sim e sim. A verdade é que o problema acaba por ser transversal a toda a sociedade. Globalmente todos contribuímos para a escalada da ignorância, e aquilo que acaba por parecer pouco na individualidade do dia-à-dia acaba por se tornar num gigantesco problema quanto chegamos ao nível da sucessão de gerações.

Tudo isto para chegar a uma simples conclusão: não são computadores portáteis nem bandas largas nas escolas que irão resolver o crónico problema do nosso sistema educativo. A solução passa por mais exigência, rigor, seriedade e responsabilidade. Da parte de todos: estudantes, professores, pais, políticos.

Depois?! Bem, depois talvez seja mais interessante promover aumentos salariais, combater a pobreza, dotar o sistema de saúde de melhores condições. E só então talvez possamos pensar em dotar todas as salas de aula de wireless e banda larga.

Pense nisso, Sr Engenheiro.
(ups.... Sr. Primeiro-Ministro!)

sábado, março 15, 2008

nota mental

Nos últimos 13 anos o PS já leva cerca de 10 à frente do Governo...
Culpados procuram-se!!

sexta-feira, março 14, 2008

E


Radiohead, Integral do Albúm In Rainbows