terça-feira, janeiro 30, 2007

e depois há este senhor...


(Hendrix - Voodoo Child, Woodstock 69)

felizmente que os 80s também tiveram momentos gloriosos

Eddie Van Halen em Eruption

Ozzy Osborne em Mr. Crowly

Mr Crowly é sem dúvida um dos maiores hinos de rock de sempre. Tenho saudades deste Ozzy. O gajo em vez de ganhar juízo com a idade ficou ainda pior.

Isto sim é guitarra

Andava eu à procura de umas guitarradas de Joel Xavier, Aldi Meola e Paco de Lucia no youtube quando me deparei com isto:






Palavras para quê?, quando os filmes falam por si!!!
O guitarrista dos 2 primeiros filmes chama-se Dominic Frasca, o do terceiro Andy Mackee, o do quarto Andrés Godoy, o do quinto Eric Mongrain e o do último Michael Hedges. Caso não tenham reparado, Andrés Godoy toca apenas com uma mão, já que não possui braço esquerdo.

Plinkio, se não sou eu a mostrar-te umas coisas fixes..

sábado, janeiro 27, 2007

e para comemorar o fim da greve:

O You Tube está, sem dúvida nenhuma, no meu top de invenções depois da roda, top este liderado pela "manteiga em baton" e pelo "arrefecedor de comida".











Agora a sério, o You Tube é uma verdadeira maravilha. Todos os dias encontramos uma coisa nova que nos deixa deveras fascinado. Eis a minha descoberta:

E Macgyver vive ainda nas minhas recordações de puto. E olhando para trás chego à conclusão que após alguns episódios já sabiamos quase tudo o que havia a saber sobre a série e o seu formato. Mas a verdade é que cada episódio era sempre uma surpresa. Nunca sabiamos o que ele ia fazer a seguir, nem como. Acho que aquilo que mais cativava era a simplicidade das suas soluções: o recurso a materiais simples aliado a uma criatividade prodigiosa.

Richard Dean Anderson, és 5 estrelas. Fizeste do Macgyver um dos meus heróis. Até dei o nome de Macgyver a um dos meus gatos. Digam lá que isso não é ser viciado?!

P.S. Fica para breve um post sobre invenções inúteis, material de primeira categoria.

já vi... (fim de greve)

Há indivíduos que são uns verdadeiros desmancha-prazeres. Começo eu uma greve visando a resolução das minhas insatisfações enquanto cliente da Blogger e não é que ao fim de algumas horas resolvem o problema. Fogo, já nem greve se pode fazer há vontade que eles vêm logo estragar o esquema todo.

Pois bem, o que se passou foi que após várias queixas à Blogger (algumas das quais já relatadas aqui) sobre a inconstância do serviço prestado e o porquê do tratamento desigual entre "bloguistas" de língua oficial portuguesa e "bloguistas" franceses ou ingleses decidi fazer uma greve de "postagens" até este imbróglio todo ser resolvido. Vejam lá que cheguei mesmo a ponderar mudar o meu Blog para o Wordpress.

Porém hoje quando me liguei tive uma surpresa: os gajos já tinham resolvido a situação. De facto, já me encontro na nova versão Beta. É preciso ter-se sorte :))

Portanto, mudanças por agora: o sistema que voltou a ficar mais rápido, a possibilidade de inclusão de marcadores nos posts, postagem automática sem necessidade de republicar o blog. Também já reparei que existem novos menus e opções. Mas ainda tenho que perder algumas horitas a analisar isso. Mais novidades serão aqui anunciadas para breve.

P.S. Recordo à Blogger que existem mais falantes de português do que francês em todo o mundo!!

estou de greve até ver...

Pois é, leram bem! Estou de greve até ver. E até ver nickles de posts.

Depois de ver, pois com certeza que explicarei os motivos desta minha greve. A única coisa que posso adiantar é que não se prende com actos de solidariedade para com um qualquer grevista francês :))

sexta-feira, janeiro 26, 2007

e porque não brincar à paz?!

Não sei se é paranóia minha, mas depois do último post esta tira de Calvin & Hobbes parece-me ganhar todo um novo sentido. Será por demonstrar o quão estúpidos somos por vezes?
(clique na tira para aumentar)

Estou um pouco confuso com isso dos palestinianos e israelitas. Quais é que atiram pedras?!

Respostas podem ser manipuladas. Pessoas podem ser escolhidas a dedo. Mas o que se segue é muito mais que uma questão de manipulação. O que se segue é pura e simplesmente uma ode à ignorância.

Digam lá que isto não é de "bradar aos céus"?

Claro que ninguém me tira da cabeça que o mesmo não se passaria em Portugal. Pessoas apáticas em relação ao que se passa no mundo e no seu país existem em todo o lado. Mas daí a não se lembrar do nome do próprio país ou quantos lados tem um triângulo?! E não nos esqueçamos que todos os dias os americanos levam com isto na "tola". Todos os americanos ouvem falar de Castro, Israel, Al Qaeda... E isto é burrice. Burrice pura e dura!!!

E assim se percebe como Bush pode ser presidente. Eh! Eh!

quinta-feira, janeiro 25, 2007

roubaram-me o nome... mânfios!!

Então não é que descobri que afinal não estou em Montpellier mas sim que vou para Guadec (onde quer que isso seja!) via Faro. Isto há com cada coisa.Um gajo que consegue estar em 2 lugares ao mesmo tempo só pode mesmo ser um espectáculo. Ou Deus :)
Ora, como eu, apesar de ser um espectáculo, não sou Deus, isto só pode querer significar uma coisa: anda por aí um gajo a usurpar-se do meu nome.

Oh Marco Craveiro trata lá de arranjar um nick que isto assim não dá pá.

O dito cujo encontra-se em
http://blog.gmane.org/gmane.comp.gnome.guadec/month=20020301

P.S. Inês onde raio vais tu desencantar estas coisas?!

eu gosto deste deus...


Com um Deus destes, aposto que não só haveria mais crentes como de certeza o mundo seria muito melhor. Um Deus que nos dá música e ajuda em vez de exigir guerras santas, proibir o uso do preservativo e outras tretas que tais, só pode ser um porreiraço. Dá cá cinco Deus!!

quarta-feira, janeiro 24, 2007

no promises.... um álbum a fixar

Eu cá contento-me em afirmar que esta menina além de "podre" de linda canta que é uma maravilha. Contudo, para não fazer um comentário tão minimalista socorro-me das palavras do Parrovski, escritas no blog "O Missão Impossível":

"Foi manequim, mas em 2003 surpreendeu ao editar um disco que vendeu mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo. Carla Bruni regressa com “No Promises" um trabalho que reforça a paixão da cantora italiana pela poesia. Carla Bruni começou nas passereles, mas há quatro anos decidiu que estava pronta para desfilar no mundo da música. Editou "Quelqu’un m’a dit", que vendeu mais de 2 milhões de discos em todo o mundo, e provou que tem mais do que uma cara bonita. "No promises" é o nome do mais recente disco da cantora italiana, de 39 anos. Carla Bruni compõe para poemas que a apaixonaram quando os leu e que quer partilhar com os outros através da música. No primeiro álbum, cantou em francês, mas agora interpreta poemas de autores irlandeses, ingleses e norte-americanos. Apesar do infinito universo de poetas que povoam o imaginário da cantora, é com as mulheres que, na música, encontra a perfeita harmonia. É de tal forma apaixonada pela poesia que por vezes receia estar a desvirtuar os poemas. Ainda assim arrisca-se a imaginar uma crítica de quem maior legitimidade teria para o fazer. A música de Carla Bruni é hoje seguida atentamente pelo mundo fora, talvez porque a voz rouca que por vezes quase deixa de se ouvir, nos peça silêncio para ser escutada."

Para finalizar, uma pequena preciosidade... Quelqu'un m'a dit


Já agora, uma amostra da antiga profissão da menina :)
Quanto a mim é mais do que aprovado, mas para ser sincero prefiro-a como cantora. Na passerele só tinhamos beleza. Na música temos talento e beleza.

mais Carla Bruni em www.carlabruni.com

terça-feira, janeiro 23, 2007

Entrevistado para "A Cabra"

Há uns tempitos fui assediado por uma jornalista do jornal universitário 'A Cabra', que estava a preparar um artigo sobre "Estágios no Estrangeiro", para responder a algumas perguntas acerca do meu estágio através do programa Erasmus. Eu, com a melhor das intenções e até porque não me custava nada, acedi prontamente.
Imaginem então qual não é o meu espanto quando vou ler o artigo e descubro que de repente ganhei mais dois anitos (parece que tenho 24!) e que me atribuem afirmações que eu nunca fiz e passo a citar: "Marco Craveiro não se mostra tão satisfeito com o GRI (Gabinete de Relações Internacionais)". Ora eu nunca afirmei que estava insatisfeito com a prestação do GRI, apenas disse que havia ainda lacunas a superar, nomeadamente no diálogo entre Instituições, e que as únicas queixas (de incompetência!) que poderia proferir eram em relação ao homólogo do GRI em Montpellier.
De qualquer das maneiras, deixo aqui as minhas respostas à referida entrevista e também o link para o pdf da edição de 'A Cabra' em causa (ver página 1o).
Jornal "A Cabra": www.acabra.net
Número 160 d0 Jornal "A Cabra": N.º 160






Nelito tinha que
aqui pôr a tua foto :)








Só mais uma coisa, ao lerem o artigo atentem no pormenor de Ricardo Gariso que começa como Químico Industrial e acaba como Bioquímico.
Pode parecer-vos "picuinhice" a mais da minha parte, mas a verdade é que este tipo de erros ocorre consecutivamente n'A Cabra. E a verdade é que a situação se mantém, mesmo após já ter apresentados reclamações por erros semelhantes.

Pessoal aí na Cabra, vejam lá se começam a ter mais cuidado!!!

Finalmente, a entevista:

1 - O estágio é através de algum programa (Erasmus) ou foi conseguido particularmente?
A resposta é sim e sim. Isto porque apesar de ser um estágio "patrocinado" pela mobilidade Erasmus, o contacto com o Instituto/Laboratório de acolhimento tem que partir sempre do próprio. O programa Erasmus além da bolsa e da lista de Instituições com as quais existem protocolos só assegura os trâmites legais do processo de intercâmbio. Achar um grupo de trabalho que nos aceite é trabalho nosso. No meu caso, o ponto de partida foi um contacto facultado por uma Professora do meu Departamento, se bem que também passei muitas horas na internet à procura de grupos de trabalho que fizessem investigação numa área do meu interesse.
2- Há quanto tempo estás fora e qual a duração do estágio?
Este é um estagio de 9 meses que teve início no começo de Outubro.
3 - Onde estás a estagiar?
No IGMM, Institut de Génétique Moléculaire de Montpellier (França).
4 - Como está a ser esta experiência? em que é que achas que está a contribuir para o teu desenvolvimento profissional e pessoal?
A experiência está a ser magnífica, tanto pessoal como profissionalmente. É muito bom estar num sítio onde as dificuldades financeiras não são o prato-do-dia, um sítio onde não te sentes restringido porque tens que estar imenso tempo à espera do reagente X ou onde não podes fazer tal experiência porque está fora do orçamento.
Julgo também importante salientar o espírito de informalidade que se cultiva no IGMM. É que embora existam obrigações e todos se relacionem com o devido respeito, aqui não há Sr. Dr. X nem Sr. Professor Y. Seja o funcionário da secretária ao Presidente do Instituto, todos te tratam por tu e a todos deves tratar por tu. E isso é óptimo, pois permite criar uma atmosfera de diálogo, confiança e responsabilidade que facilita a concretização de qualquer trabalho.
Ao nível da aprendizagem e conhecimentos, a sensação com que fico é que chegas a não saber nada e que aos poucos vais entrando no ritmo e quem sabe talvez até acabes um expert na matéria. Mas isso só daqui a alguns mesitos... Por enquanto sou um mero aprendiz de imunologia!
5 - Quais as principais dificuldades que tens encontrado?
A língua, o ritmo de trabalho, a comida e as greves. A língua porque apesar de falar inglês fluentemente, isso de nada serve em França, já que a não ser algumas pessoas no Instituto que falam bem inglês, a grande parte do dia-a-dia tem que ser feito e vivido em francês. E para ser sincero os meus 3 anitos de francês no básico ficaram perdidos algures no tempo. Mas agora já me vou safando. Pelo menos os meus colegas dizem que estou muito melhor.
O ritmo de trabalho porque trabalhar uma média de 10 horas por dia para quem estava habituado a ficar algumas manhãs na cama quando a preguiça falava mais alto custa. Na verdade, não tenho horário de trabalho. Só tenho uma obrigação: apresentar resultados. E é em função disso que faço o meu horário. Por hábito, geralmente, começo às 9 da manhã e acabo por volta das 19h. Mas não é só o ritmo de trabalho no Instituto. É também o ritmo de trabalho de toda a sociedade: em Portugal anda-se mais devagar, saboreia-se mais cada momento.
A comida porque estou farto de ver pizzarias e kebabs por todo o lado. Tenho saudades de um pouco de bacalhau (ou qualquer outro peixe!), de um pastel de nata, das pequenas coisas que parecem normais quando se está em casa, mas que uma vez no estrangeiro adquirem um significado completamente diferente. A propósito, haute cuisine française é uma treta: pagar 50€ por uma refeição que é mais prato que comida?! Não há nada como a comida da mamã.
As greves porque a realidade sindical aqui em França é simplesmente incroyable. Há sempre alguém em greve. Todos os dias. Bombeiros, operários, médicos, professores. E o melhor é quando uns param em solidariedade para com os outros. Mas o que a mim me deixa sempre irritado são as greves dos transportes. Se não são os autocarros, é o metro ou os comboios. E o pior é que parecem sempre acontecer naquele dia em que estás com mais pressa ou que planeias viajar.
6 - Se foste em estágio através de algum programa, tens alguma crítica a apontar à organização?
Acho que, localmente, cada parte faz o melhor que pode, mas no que ao intercâmbio entre instituições diz respeito julgo que ainda existe muito a fazer. Nomeadamente, senti que ainda existem bastantes lacunas no campo do diálogo entre a Instituição de partida e a de acolhimento. Infelizmente, parece-me que o processo se centra basicamente na troca de dossiers e burocracia, enquanto o acesso a informações e dados tão simples como o alojamento, modo de vida ou até programas curriculares na área da Instituição de acolhimento é completamente relegado para segundo plano. Porém, acredito que a existir incompetência essa é mais dos responsáveis da Universidade aqui em França, já que posso asseverar que o serviço deixa um pouco a desejar.
7 - Se tiveres possibilidade, gostarias de ficar definitivamente no estrangeiro a trabalhar?
Embora a minha experiência recente me diga que afinal não é assim tão fácil deixar o nosso pais para trás (como eu ao inicio pensava!), trabalhar no estrangeiro continua a ser uma meta para mim. Isto porque apesar de planos de tecnológicos e acordos com MIT um profissional da minha área continua a ter mais oportunidades e melhores condições de emprego no estrangeiro.
8 - O que te motivou a ir estagiar para o estrangeiro?
São 3 as razões: melhores condições de estágio, o desafio de conhecer novas culturas e a mudança radical de estilo de vida.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Uma (des)aventura na Covilhã, by Zé Tó Calhondra

O Post que se segue é uma ideia soberda do Zé Tó Calhondra (com uma pequena ajuda minha!!), o mesmo que anteriormente já tinha surpreendido com o seu manifesto de candidatura à Câmara Municipal da Covilhã postado no blog Casegas Vai Nua, com o título Calhondra a Presidente!!! CMC com futuro!!! Calhondra a tua crítica é uma verdadeira pérola!!! És o maior! Continuo a afirmar que votava em ti.

Uma (des)aventura na Covilhã

Era uma vez...

Esta é a história do meu primo Quim Tó Chicken, que um dia destes decidiu ir experimentar a reputadíssima estância de Ski da Serra da Estrela. Divirtam-se com o relato que ele me fez, posteriormente, da sua "(des)aventura". Eh eh!!
(cliquem nas imagens para aumentar)
O VOO...

CHEGADA AO 'FUTURO' AEROPORTO INTERNACIONAL DA COVILHÃ...

A CAMINHO DA ESTRELA...
NA SERRA...

DE VOLTA A CASA... É mesmo caso para dizer: Covilhã no seu melhor!!

Ideia e Textos: Zé Tó Calhondra
Design: Egas
Agradecimentos: Estrela no seu melhor (pelas fotos), Aardman Animations (pelas galinhas), Egas (pelo trabalhinho de montar toda esta historieta).

sábado, janeiro 20, 2007

fogo, pôr os palitos começa a ser perigoso!!

Esta é mais uma daquelas que só mesmo nos Estados Unidos.


Antes de mais, convém informar que no estado do Michigan (USA) o adultério é considerado crime, se bem que não se verifiquem quaisquer condenações por este tipo de ofensa desde 1971.

Agora a bomba:
Contudo, muito recentemente, o Tribunal de Apelo do Estado do Michigan regulamentou que uma escapadinha ao quintal da(o) vizinha(o), vulgo 'pôr os cornos', pode ser considerada como Conduta Sexual Imprópria de 1ºgrau, o que trocado por miúdos significa que o praticante pode ser condenado a prisão perpétua.

Eis a descrição que o Juíz William Murphy, responsável pela decisão, faz das facadinhas no matrimónio:
"Technically, any time a person engages in sexual penetration in an adulterous relationship, he or she is guilty of criminal sexual conduct I, the most serious sexual assault charge in the state's criminal code. "

Esta é mesmo uma daquelas coisas que nem vale a pena comentar, mas mesmo assim deixem-me que vos diga que cá para mim a mulher deve ter-lhe 'posto os cornos' e o gajo agora quer ver se a manda ir apanhar o sabonete!

P.S.1 Reparem só no pequeno pormenor da expressão "sexual penetration"... é deliciosa adoro-a!
P.S.2 Pelo sim, pelo não vou começar a portar-me melhor, que isto nunca se sabe.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Ora bem, como é que o gajo faz isto?!

quinta-feira, janeiro 18, 2007

faltam 5 minutos para o apocalipse

Esta Quarta-feira 17 um grupo de proeminentes cientistas adiantou um pouco mais o Doomsday Clock (relógio do apocalipse). São agora 5 para a meia noite. Este relógio, criado em 1947 pelo Bulletin of the Atomic Scientists, nasceu para ser um reflexo dos perigos da energia nuclear, sendo que a meia noite significa a destruição do mundo por uma guerra nuclear. Eis um excerto da declaração proferida por esse grupo de cientistas:

“We stand at the brink of a second nuclear age. Not since the first atomic bombs were dropped on Hiroshima and Nagasaki has the world faced such perilous choices. North Korea’s recent test of a nuclear weapon, Iran’s nuclear ambitions, a renewed U.S. emphasis on the military utility of nuclear weapons, the failure to adequately secure nuclear materials, and the continued presence of some 26,000 nuclear weapons in the United States and Russia are symptomatic of a larger failure to solve the problems posed by the most destructive technology on Earth.

As in past deliberations, we have examined other human-made threats to civilization. We have concluded that the dangers posed by climate change are nearly as dire as those posed by nuclear weapons. The effects may be less dramatic in the short term than the destruction that could be wrought by nuclear explosions, but over the next three to four decades climate change could cause drastic harm to the habitats upon which human societies depend for survival.”

Tendo ainda em conta o ênfase dado nesta declaração à problemática do aquecimento global, gostariade destacar o comentário proferido nessa conferência pelo prestigiado cientista Stephen Hawking e que estabelece uma das melhores analogias que já li sobre a urgência de meter mãos à luta no combate ao aquecimento global.

"Terror only kills hundreds or thousands of people. Global warming could kill millions. We should have a war on global warming rather than the war on terror."

Para mais informações dêem um pulo até
http://www.thebulletin.org/

little britain............................... ABROAD

Britain, Britain, Britain, land of technological achievement. We've had running water for over 10 years, and an underground tunnel that links us to Peru and we invented the cat. But none of these inventions would have been possible if it had not been for the people of Britain and it's those people we look at today.

Parece que Matt Lucas e David Walliams estão de volta e melhores que nunca, com Little Britain..... abroad. Este especial de Natal feito para a BBC além de contar com as já habituais personagens de Matt e David traz também algumas surpresas, sendo que a maior das quais reside no facto de a acção ultrapassar as meras fronteiras britânicas, há medida que Daffyd, Bubbles, Lou and Andy, Marjorie, Vicky partem à descoberta do mundo, incluindo uma pequena passagem por Portugal, que se vê privilegiado com a visita do magnífico stage hipnotist Kenny Craig. "Look into my eyes. The eyes, the eyes. Not around the eyes."

Simplesmente fantástico.
Deliciem-se aí com as 3 partes do 1º episódio.
Parte 1

Parte 2

Parte 3

terça-feira, janeiro 16, 2007

A minh'alma está parva!!!

Durante uma das minhas escapadelas ao site do Markl descobri num post onde se discutia a mais recente crónica de Carlos Castro no 24 horas, essa mítica instituição de jornalismo de qualidade, o link para uma entrevista feita ao dito cujo por um site chamado Portugal Gay. Ora às tantas pode ler-se o seguinte:

"António Serzedelo: (…) eu sei que você faz poesia...
Carlos Castro: Faço, aliás publiquei um livro que está esgotadíssimo, e que por exemplo esta comunidade toda aliás à dias houve uma esposição no teatro da comuna, e que eu até tive muita pena que o livro não tivesse lá esposto. Quem escreveu o prefácio foi Joaquim Pessoa e que faz uma introdução em que diz que eu vou mais além no que escrevo do que da Florbela e do António Boto... sem narcisismo do António Boto que eu não tenho obviamente. Acho que está um prefácio muito bonito. Acho que aquele livro seria também como o Guilhermo Mello escreveu na altura, um belíssimo livro, o primeiro livro que foi como uma chibatada neste País como se sabe. Eu acho que este livro de poesia nesta época é muito importante."
(já agora o link para a entrevista: carlos castro no portugal gay)

Eu nunca li o livro do homem nem sou crítico literário, mas porra, basta ler qualquer uma das suas crónicas para perceber que no dia em a sua escrita chegar aos calcanhares de Florbela ou Boto, já o Arquitecto Saraiva ganhou o Nobel e as galinhas dentes. E não haja dúvidas que ele não é narcisista: ele só "vai mais além". De facto, só seria narcisista se tivesse dito que era melhor que Boto ou Florbela. Se bem que entre melhor e "ir mais além" não me pareça existir grande diferença.

Defitivamente Portugal continua a surpreender-me. E eu que pensava que já tinha assistido a tudo.

sites de paragem obrigatória

Os sites que se seguem podem conter linguagem ou conteúdos considerados extremamente hilariantes. Se queres passar um bom bocado clica nos links, se sofres do coração pensa duas vezes ou ainda te dá um ataque de tanto rir.
Portugal for Beginners
Inépcia
Confissões de um Atrasado Mental

Deixo-vos aqui um excerto do Inépcia:

Canonização de Santa Quitéria Abortadeira faz perigar posição da Igreja no direito à vida

A Igreja Católica debate-se com algum embaraço depois de os autores de um compêndio de santos terem descoberto na extensa lista de homens e mulheres considerados santos ao longo dos séculos uma tal Quitéria de Jericó, referida como conhecida abortadeira pelo Antigo Testamento (Matateu 27,16) e glorificada pelo dom divino de provocar a interrupção da gravidez com um olhar fixo. A situação torna-se ainda mais incómoda em Portugal devido ao referendo que terá lugar no próximo mês e numa altura em que o Papa Bento XVI comparou o aborto ao terrorismo na sua mensagem de ano novo. A hierarquia eclesiástica não tenta negar a existência de Santa Quitéria Abortadeira, padroeira de várias localidades fronteiriças espanholas com culto estabelecido há tempos incontáveis, e mantém a sua posição irredutível perante o aborto, haja ou não paradoxo. Para o cardeal-patriarca de Lisboa, esta revelação não vem alterar nada e a “santidade da vida” mantém-se. “Esta notícia não tem a importância que lhe querem atribuir e continua a ser reprovável matar uma criança que ainda não nasceu. Pouca gente gostará tanto de crianças como os sacerdotes,” afirmou D. José Policarpo, parando para pensar e acrescentando “Isto se calhar não soou nada bem.”

Sr. Plin vê lá se ainda te lembras desta


(Blind Guardian - The Bard's Song)

segunda-feira, janeiro 15, 2007

E ao 7º dia, antes de descansar, Deus criou os dinossauros

Há uns tempos durante uma pesquisa na Internet acabei por me deparar, por mero acaso, com um filme que há falta de melhor o qualifiquei como cómico. Porquê cómico?! Simplesmente porque me fartei de rir a vê-lo. Ora o dito cujo é uma conferência de um senhor chamado Ken Hovind, cientista, cujo o tema é criacionismo. Ei-lo (para quem percebe inglês):


Ora criacionismo... Mais uma vez, temendo os erros da minha santa ignorância decidi fazer uma visitinha à Wikipedia e eis o que encontrei:
  • "O criacionismo é uma teoria que considera que por detrás de eventos como a origem do universo, da vida na Terra e das próprias espécies se encontra uma entidade inteligente superior (vulgo Deus). Muito sucintamente, o criacionismo é o oposto do evolucionismo e de todas as teorias sobre fenómenos relacionados com a origem do universo e evolução das espécies que aprendemos na escola. Quanto à difusão do criacionismo clássico, segundo uma pesquisa do Instituto Gallup, 90% dos norte-americanos acreditam num Deus criador, sendo que 45% acham que a criação ocorreu exactamente como o livro do Génesis a descreve. A pesquisa mostra que entre os membros da Academia Nacional de Ciências americana, 10% expressam crença num deus (o que não significa necessariamente que sejam criacionistas).
  • Neocriacionismo - Não se deve confundir o criacionismo clássico com o neocriacionismo, também conhecido como planeamento inteligente, uma corrente surgida por volta de 1920 nos EUA e que defende a ideia de que houve influência de uma entidade inteligente na criação dos seres vivos. Grupos religiosos desta corrente têm lutado para impor o ensino da criação nas escolas em pé de igualdade com o ensino da evolução, como resposta ao veto do ensino religioso."
Peço desculpa pelo meu cepticismo, mas que raio é isso de cientista criacionista? Digo isto não por ser um darwinista mas porque enquanto pessoas ligada à ciência há coisas que me parecem demasiado evidentes. Não estou com isto a dizer que não existam lacunas no evolucionismo. Longe disso! Muitas serão as patranhas e fraudes que engolimos sobre evolucionismo, mas daí a guiar-me por livros que alguém escreveu há séculos, envoltos em misticismo, desconhecimento e fantasia?

É pá é que há coisas com as quais um gajo simplesmente não pode. Se bem que me apraz deveras saber que isto é bastante comum nos EUA e que existem mesmo estados onde os alunos só ouvem falar de evolucionismo quando chegam à Universidade (a fonte desta última afirmação é um professor de Evolução duma Universidade dum desses estados, com quem já tive aulas).

Começo a achar seriamente que no próximo ano os autores da Bíblia deviam ganhar todos os prémios Nobel:
  • Literatura: pela fabulosa história (fabulosa de fábula).
  • Medicina: por conseguirem ressuscitar homens.
  • Paz: mete Deus no meio, por isso ganhar o da Paz é quase obrigatório.
  • Física: por conseguirem abrir um mar ao meio e deitar abaixo as muralhas de Jerico só com o som de trombetas.
  • Química. química... agora que penso nisso não me lembro de nada, mas certamente haverá lá qualquer coisa que o justifique. Se não houver, Deus dá um jeitinho!
Divirtam-se aí com mais um filmezito do género:

domingo, janeiro 14, 2007

"O mundo estará fodido de vez no dia em que os homens viajarem em primeira classe e a literatura no vagão de carga"

Após alguns avanços e recuos acabei, finalmente, de ler Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez.

Mas que livro... Estou completamente avassalado pelo poder que cada página deste livro emana, como se eu próprio fosse um dos habitantes de Macondo, sujeito às aventuras e desventuras da família Buendía.

Obsessões, tragédias, guerras, repressões, caprichos, incestos, descobertas, milagres. Eis Cem Anos de Solidão, o relato da história da fabulosa família Buendía, desde a mítica fundação de Macondo e dos seus dias de glória, aos dias da decadência e cumprimento do seu fado.

Cem Anos de Solidão ainda que fantástico é um livro dotado dum realismo tão duro e cruel, que em cada linha se consegue ler a própria História da Humanidade. Como se de um prenúncio se tratasse, pois os sentimentos que conta são os sentimentos que vivem em todos nós.

Simplesmente brilhante. E agora que cheguei ao fim só me apetece recomeçar.

nota aos leitores do Doca

Caríssimos,

Como devem ter reparado o Doca do Tempo apareceu com cara renovada nos últimos tempos (espero eu que mais agradável!). Contudo, acabei também por chegar à conclusão que todos aqueles que usam o Internet Explorer como browser poderão ter algumas dificuldades em visionar correctamente o meu Blog. Assim, e porque a resolução desse problema está fora das minhas capacidades de design e escrita html, gostaria de pedir a todos os frequentadores deste blog que o passassem a fazer com recurso ao browser Mozilla Firefox. Este, além de ser consideravelmente mais funcional e eficiente que o Internet Explorer, é também esteticamente mais agradável e dinâmico.

Para fazerem download do firefox cliquem no link em baixo.
Get Firefox

livro de reclamações

Não sei se é mera impressão minha, mas desde que o Google comprou o Blogger o serviço parece diminuir de eficiência de dia para dia. De facto, não há dia em que não tenha problemas durante a postagem, que o acesso a blogs se encontre por vezes limitado ou que se seja necessário esperar um carradão de tempo para entrar num qualquer blog alojado pela Blogger.

Também me suscitam dúvidas o tipo de descriminação a que os bloggers mais antigos de língua oficial portuguesa estão sujeitos. Isto porque enquanto os bloggers de outros domínios linguísticos (inglês e francês por exemplo) já podem transferir o seu "velho" Blog para a nova versão beta, aqueles que escrevem e lêem em português continuam arredados a um canto.

E o mais inquietante é que as autoridades responsáveis pela gestão da concorrência a nível europeu e mundial continuam a fechar os olhos à crescente monopolização de serviços promovido pela Google.

Esperemos que o futuro traga melhorias...

sexta-feira, janeiro 12, 2007

zen niwa... ou qualquer coisa parecida com isto

Não sei, mas parece-me que a razão deste espírito verde dos últimos posts só pode ser o meu novo hobby: tratar do bom do meu bonsai. Ora dêem uma espreitadela:
Claro que não se pode chamar a "isto" um verdeiro Bonsai pois ainda tenho muito trabalho pela frente até ele ser digno desse nome. De qualquer das maneiras a intenção já existe. Agora só falta tempo e dedicação.

Ainda sobre a arte Bonsai deixo aqui um texto que encontrei durante uma pesquisa na internet e que acho deveras interessante e esclarecedor. Já agora o link: Bonsai Lusitano

"A arte bonsai surgiu na china à alguns milhares de anos (não se sabe exactamente quando), mas desenvolveu-se principalmente no Japão, onde atingiu a sua maturidade e onde nasceram os principais estilos de cultivo que hoje conhecemos.

Bonsai é um termo japonês (que só existe no singular) composto por duas palavras "bon" que significa recipiente pouco profundo, e "sai" que significa plantar. Na sua tradução literal bonsai significa, plantar árvore em bandeja, ou recipiente pouco profundo de forma a que se assemelhe com as árvores na natureza. Mas Bonsai é na realidade muito mais que isso, bonsai envolve uma componente artística e necessita de determinados cuidados diários (quase rituais), diferenciando-o de uma simples árvore 'envasada'.

A arte bonsai distingue-se das outras artes por introduzir uma quarta dimensão, sendo essa dimensão extra que torna o bonsai numa arte viciante e completa, essa quarta dimensão é a "vida", enquanto que nas outras artes se actua sobre elementos inanimados na arte bonsai actua-se sobre um elemento vivo. Também devido à quarta dimensão um bonsai é considerado uma arte em permanente transformação. Enquanto nas outras artes (escultura, pintura, etc.) os artistas em determinado momento dão por terminada a sua obra, o bonsaísta continua permanentemente a actuar na sua obra através da poda, rega, etc., nunca se podendo dizer que um bonsai se encontra acabado, podendo no máximo ter atingido a sua maturidade necessitando apenas de cuidados de manutenção."

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Por falar em Greenpeace e Amazónia

O penúltimo post, 2006 aos olhos de um ambientalista, fez-me lembrar de um poster sobre a desflorestação da Amazónia (Amazónia - manual para a destruição de um paraiso) que eu fiz para uma cadeira (Biotecnologia Vegetal) e que já algum tempo andava aqui perdido no meio do computador.

Assim, e uma vez que já vou lançado nas temáticas ambientalistas, gostaria de deixá-lo aqui à consideração, não só com o intuito de informar mas também visando despertar consciências para uma problemática que urge resolver.

Porque a "Amazónia não é apenas a maior floresta tropical do mundo, mas também uma fonte de biodiversidade sem igual em todo o planeta, com várias espécies de animais e vegetais por descobrir".

(cliquem na imagem para aumentar)

WWW.GREENPEACE.ORG.BR

Todos os dias as florestas do mundo, e em especial a Amazónia, enfrentam desafios colossais à sua sobrevivência. Até quando continuaremos a pactuar com isso?

2006 aos olhos de um ambientalista

Gostaria de aconselhar todos aqueles que se interessam e batem pela preservação do meio ambiente a visitarem o site seguinte e descobrirem uma outra forma de rever 2006.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

não me canso de ouvir esta música

Sinto-me compelido a partilhar esta música com vocês. Adoro tudo nesta música: a orquestração, a letra, o título, tudo. É magnífica, arrebatadora, viciante. Descobri-a por mero acaso quando vi o The Prestige (é a música dos End Credits) e só me fez gostar ainda mais do filme.

Chama-se Analyse e faz parte do albúm Eraser de Thom Yorke, mais conhecido por pertencer aos Radiohead.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Dia 11 de Fevereiro vote sim

Dia 11 de Fevereiro diz SIM à Interrupção Voluntária da Gravidez
Eu voto sim! Pelo direito à escolha da mulher.
Eu voto sim! Pelo direito à escolha do homem.
Porquê?
Porque:
  1. De um ponto de vista liberal, não se pode tolerar que o Estado imponha aos cidadãos um qualquer ponto de vista moral. Os cidadãos devem ser livres de agir de acordo com as suas consciências, enquanto a sua actuação não fizer diminuir a liberdade dos outros cidadãos. Não podemos admitir que o Estado imponha aos cidadãos o seu julgamento moral sobre o que se pode ou não pode fazer.
  2. O aborto é uma realidade lamentável mas inescapável. Embora seja triste que muitas mulheres efectuem abortos, essa é uma realidade que não podemos evitar. Podemos naturalmente tentar evitar o maior número possível de abortos individuais, mas devemos também procurar que os abortos que, de qualquer forma, serão praticados, o sejam nas melhores condições possíveis e com o menor sofrimento possível. Só a despenalização do aborto, dentro de um prazo realista (praticável), permite garantir que todas as mulheres que estejam firmemente determinadas a abortar o farão em condições seguras e não traumatizantes.
Eu VOTO SIM!! E tu?
Mais informações em:

best of.... filmes

Não querendo começar a ser irritante com isto dos melhores de 2006 (certamente também haverá piores, mas de momento não estou muito virado para aí!!), eis o meu top10 dos filmes que vi durante 2006.Nota: Esta lista é feita a partir de filmes que vi pela primeira vez em 2006 e não necessariamente os que saíram nesse período.
  1. V for Vendetta (2005) - Fascinante, perturbante, arrebatador. V for Vendetta é para mim uma obra-prima. Não só faz jus ao original (Banda Desenhada), como o ultrapassa graças a um brilhante Hugo Weaving com uma performance teatral de fazer lembrar a velha "Ultra-Violence" kubric-burgessiana. Já para não falar em Natalie Portman cujo talento e beleza são um bálsamo para os meus ricos olhinhos.
  2. Layer Cake (2004) - Sem dúvida nenhuma a maior surpresa que eu tive este ano. Com um enredo meticuloso, pensado ao segundo, Layer Cake consegue ser um daqueles filmaços que nos deixa com água na boca. E sem dúvida nenhuma, prova porque merece Daniel Craig ser um Bond.
  3. Broken Flowers (2005) - Para ser sincero, esperava um pouquinho mais de Broken Flowers, dado ser um filme de Jim Jarmusch. Contudo, este não deixa de ser um filme merecedor de estar no top, não só pela perfeição minimalista (quase surreal!), mas também porque mais uma vez Bill Murray chega e sobra para encher o olho. Para quando um Óscar para este senhor?!
  4. Match Point (2005) - Apesar do começo um pouco perro, Woody Allen consegue durante o desenrolar da história ir construindo um thriller sombrio que nos surpreende a cada minuto e que nos deixa intrigados até ao fim. Adoro isso num filme! Não querendo repetir as críticas, Match Point é mesmo um dos melhores trabalhos de Allen em anos.
  5. Syriana (2005) - Syriana é daqueles filmes que nos fazem sair do cinema verdadeiramente revoltados e preocupados, como quando nos contam algo que nos deixa petrificados. Syriana é um filme fascinante sobre petróleo, dinheiro, EUA, China, Texas, suborno, terrorismo. Assim, ainda que Syriana não seja um crítica directa à política externa norte-americana, não deixa de ser um dedo na ferida, um filme que pretende alertar para forma corrupta e predadora como os EUA se posicionam no mundo. Mas o que faz deste um filme de Top é forma como consegue incluir toda esta informação num filme dinâmico e capaz de fazer duvidar as próprias personagens. Além disso, sabe sempre bem ver o George Clooney fazer qualquer coisa de jeito.
  6. Capote (2005) - Embora a história roce, por vezes, o previsível, Capote não deixa de ser um grande filme. Isto porque em Capote, Hoffman supera o próprio Capote. A perfeição da dicção, dos maneirismos e a maneira como Hoffman trabalha minuciosamente cada pormenor valem cada cêntimo que paguei pelo bilhete.
  7. An Inconvenient Truth (2006) - Sobre este filme gostaria de vos reencaminhar para a crítica que já aqui fiz em meados de Outubro no post "an inconvenient truth".
  8. The Prestige (2006) - Um grande acto de magia. The Prestige é simplesmente um daqueles blockbusters que é muito mais que isso. Não só The Prestige enche o olho, como o duelo que se trava entre Hugh Jackman e Christian Bale prende-nos numa trama que nos leva mesmo a sentir a magia da coisa. Tudo por uns magníficos minutos finais aos quais se segue a maravilhosa canção de Thom Yorke, Analyse. Mas quando vis os trailers, aquele que me seduziu mesmo foi o Ilusionista. Espero ter oportunidade de o ver em breve.
  9. Lies & Alibis (2006) - Este é um filme na onda de Layer Cake. Uma daquelas histórias rocambolescas, vibrantes e persuasivas que nos fazem desejar que o filme dure mais umas horitas. The Alibi conta a história de Ray Elliot, um homem com uma empresa de sucesso no mundo do "arranjar alibis para maridos que traem mulheres e mulheres que traem maridos" e que acaba por se ver envolvido numa situação extremamente delicada, onde todos o querem incriminar, roubar e matar. Quanto ao final.... vejam o filme!
  10. Trilogia SAW (2004, 2005, 2006) - Há já algum tempo que precisava de um verdadeiro filme de terror: duro, sangrento, capaz de nos fazer revirar os olhos e o estômago. Mas o melhor é que além disso tudo, a trilogia SAW (pelo menos o primeiro) consegue ser uma novidade, uma nova forma de ver e fazer terror.
(Os interessados em saber mais cliquem nos links associados aos títulos de cada filme)
Agora que penso bem, vi tantos filmes que é possível que no meio de tanta salganhada alguns fiquem para trás. Os esquecidos que me perdoem porque neste momento só me lembro mesmo destes.

Ai Zé B. que saudades das nossas sessões de cinema!

segunda-feira, janeiro 08, 2007

2006 em revista

Não querendo fugir à regra de todos aqueles que no final do ano fazem uma retrospectiva do ano que passou, gostaria de publicar aqui aqueles que, para mim, foram alguns dos acontecimentos mais marcantes ou hilariantes de 2006.

Janeiro
Internacional
  • Rússia utiliza os seus recursos energéticos como arma, reduzindo o fornecimento de gás à Ucrânia devido a disputas financeiras.
  • Ariel Sharon abandona os destinos do governo israelita após sofrer um AVC (que acabaria por leva-lo à morte!).
Nacional
  • Sonae lança surpreedente OPA sobre a a PT, propondo-se pagar 9,5 euros por cada acção.
  • 22 de Janeiro - Cavaco Silva é eleito Presidente da República na primeira volta com 50,59% dos votos. Manuel Alegre é segundo com 20,72% e Mário Soares terceiro com 14,34%.
  • Bill Gates é recebido em Portugal com pompa e circunstância. Entretanto, Jorge Sampaio, fazendo jus à sua reputação de presidente que mais medalhas concedeu, aproveita os seus últimos dias de mandato para conceder mais uma condecoraçãozita.
Fevereiro
Internacional
  • Rebentam protestos em todo o mundo árabe contra a publicação de cartoons satíricos sobre o Islão no jornal dinamarquês Jyllands-Posten. Curiosamente os protestos surgem apenas 4 meses depois da publicação dos mesmos.
  • Dick Cheney dispara acidentalmente contra um amigo durante uma caçada.
Nacional
  • Estado assina acordo de colaboração com o MIT, no âmbito do Plano Tecnológico.
  • Parlamento aprova nova Lei da Nacionalidade.
Março
Internacional
  • 11 de Março - Slobodan Milosevic é encontrado morto na sua cela na prisão de Haia.
  • Centenas de milhares de pessoas manifestam-se em várias cidades de França contra o polémico Contrato de Primeiro Emprego.
Nacional
  • 9 de Março - Cavaco Silva é empossado como o vigésimo Presidente da República Portuguesa.
  • Primeiro-ministro anuncia um reforço do investimento público no sector da ciência de 250 milhões de euros, em 2007.
  • BCP anucia o lançamento de uma OPA sobre o capital do BPI, oferecendo 5,70€ por cada acção, num total de 4,33 mil milhões de euros.
Abril
Internacional
  • Romano Prodi, líder da coligação centro esquerda, é eleito primeiro-ministro italiano com 49,8% dos votos.
  • São reportados mais de mil voos secretos da CIA envolvendo 14 países europeus, entre 2001 e 2005.
  • Tratado de paz, visando o fim da crise no Darfur, é alcançado no Sudão.
  • Timor envolto em clima de tensão e instabilidade.
Nacional
  • Colecção Berardo no CCB - Após inúmeros avanços e recuos, Governo chega finalmente a acordo com Joe Berardo.
  • Casino de Lisboa é inaugurado no Parque das Nações.
Maio
Internacional
  • São Paulo a ferro e fogo como consequência de protestos contra a transferência de chefes do crime locais para prisões de alta segurança.
  • Parlamento Israelita aprova coligação partidária que permite a Ehud Olmert assumir a chefia do governo.
  • Mahmoud Ahmadinejad (presidente do Irão) envia carta de 18 páginas a Bush, dizendo que a guerra no Iraque e os abusos cometidos pelos USA vão contra os valores católicos de Bush.
  • 55,4% dos montenegrinos votam pela independência em relação à Sérvia.
  • Bush e Blair admitem erros na questão do Iraque.
Nacional
  • Governo lança Simplex, o programa contra a desburocratização da administração pública.
Junho
Internacional
  • Lançada a primeira vacina contra o cancro. A vacina lançada pela Sanofi-Aventis em associação com a Merck Sharp & Dohme previne o aparecimento do cancro do colo do útero, o único tipo de cancro que se sabe ser provocado por um vírus (papillomavirus).
Nacional
  • Freitas do Amaral demite-se do cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros por alegados motivos pessoais.
  • Inauguração da Cow Parade Lisboa.
Julho
Internacional
  • Israel entra em guerra aberta com Hezbollah e invade Líbano.
  • Coreia do Norte promove testes de mísseis balísticos no mar do Japão.
  • Fidel Castro cede o poder ao irmão, Raúl, na sequência de uma operação.
  • Itália sai vencedora do Mundial'06.
Nacional
  • Portugal abandona o Mundial em 4º lugar (soube a pouco mais uma vez!).
Agosto
Internacional
  • Astrónomos desqualificam Plutão à qualidade de Planeta Anão. (isto há coisas!)
  • Autoridades britânicas desmantelam grupo terrorista que planeava atacar 10 aviões com recurso a explosivos líquidos.
  • Califórnia adopta medidas no sentido da redução de 25% das emissões de CO2 até 2020.
  • Conselho de Segurança da ONU chega finalmente a uma resolução visando o fim da violência no Líbano.
Nacional
  • Francis Obikwelu sagra-se campeão europeu dos 100 e 200 metros.
  • Caso Mateus coloca futebol português em suspenso.
  • Ministério da Saúde apresenta nova proposta de lei "anti-tabaco".
Setembro
Internacional
  • Num discurso na Universidade de Regensburg, Bento XVI tece declarações sobre o Islão que levam à revolta do mundo árabe.
  • Toni Blair anuncia intenção de se afastar do governo britânico.
  • Chega às salas de cinema o documentário de Al Gore, An Inconvenient Truth, relançando a discussão mundial em torno da protecção ambiental e do protocolo de Quioto .
Nacional
  • 1 de Setembro - sai para as bancas o último número do jornal "Independente".
  • 16 de Setembro - lançamento do 1º número do semanário "Sol".
  • Abertura do processo de instrução do caso Apito Dourado no Tribunal de Gondomar.
  • Universidades e politécnicos começam a ministrar cursos adequados às directrizes de Bolonha.
Outubro
Internacional
  • Ban Ki-Moon, ministro dos negócios estrangeiros sul coreano, é nomeado secretário-geral da ONU (mandato a começar em Janeiro de 2007).
  • Google compra You Tube por 1,65 mil milhões de dólares (US dólar).
Nacional
  • Pinto Monteiro é empossado como novo Procurador-geral da República.
  • Lançamento da nova série dos Gato Fedorento, "Diz que é uma espécie de magazine".
  • Conselho de Ministros aprova nova Lei de Finanças das Regiões Autónomas.
  • Apresentação da proposta de Lei das Finanças Locais.
  • Mau tempo assola Portugal.
Novembro
Internacional
  • Saddam Hussein, acusado de genocídeo e crimes contra a humanidade, é considerado culpado e condenado à morte por enforcamento.
  • Revolução no mercado das consolas de jogos com o lançamento da Playstation 3 e a Nintendo Wii.
  • EUA - Democratas ganham controlo da Casa dos Representantes e do Senado após eleições intercalares. Na sequência da derrota republicana, Rumsfeld demite-se do cargo de Secretário da Defesa.
  • Entrada em vigor das novas regras sobre o tipo de materiais permitidos a bordo dos aviões.
Dezembro
Internacional
  • Hugo Chavez é reeleito presidente da Venezuela com 61% dos votos.
  • 30 de Dezembro - Saddam Hussein é enforcado.
  • Guerrilha islâmica na Somália alastra à Etiópia.
Nacional
  • Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa, lança o livro "Eu Carolina", que vem juntar mais achas à já bem acesa fogueira do Apito Dourado.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

ups, esqueci-me...

Parece que me esqueci de desejar um Próspero Ano Novo aos leitores do Doca... também, quem é que tem vontade para festejar quando o mundo continua repleto disto: