terça-feira, outubro 31, 2006

pequenas grandes descobertas

Durante uma das minhas visitas ao Blog núcleo de Coimbra do Movimento de Intervenção e Cidadania deparei-me com um repto que julguei deveras interessante e após uma visita ao portal em questão convenci-me de que este é um projecto a apoiar, pelo que deixo aqui a mensagem:

Imaginem um lugar onde se pode ler, gratuitamente, as obras de Machado de Assis, A Divina Comédia, ou ter acesso a contos infantis de todos os tempos. Um lugar que lhe mostra as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci, onde se pode escutar músicas em MP3 de alta qualidade. Esse lugar existe!!!! O ministério da educação brasileiro disponibiliza tudo isso, basta aceder ao site www.dominiopublico.gov.br.

Só de literatura portuguesa são 732 obras! Estamos em via de perder tudo isto, pois vão desactivar o projecto por falta de uso, já que o volume de acesso é muito reduzido. Vamos tentar impedir esta desgraça, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos a utilizarem esta fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

Divulga entre o máximo de pessoas, por favor.
__________________________________________
Infelizmente não encontramos disto em Portugal porque a Ministra da Cultura está mais ocupada com as suas guerrilhas políticas do que com a promoção da cultura... É caso para pensar!!

sexta-feira, outubro 27, 2006

senhor condutor cuidado com os peões...

Todos os dias morrem nas estradas milhares de pessoas em todo muito! Infelizmente a grande maioria dessas situações deve-se a incúria por parte dos condutores, que cegos atrás de um volante violam grotescamente as regras mais elementares do código da estrada!

E o mais triste é que muitas vezes as vitimas são apenas transeuntes inocentes que por um azar do acaso calharam estar no lugar errado à hora errada. Foi precisamente isso que aconteceu a uma amiga minha quando na passada terça-feira (dia 24) foi atropelada em plena passadeira, por uma condutora que certamente trazia a sua mente ocupada com coisas muitíssimo mais importantes.

Felizmente foi maior o susto do que as consequências. Pois apesar de o carro ter batido nela a uma velocidade elevada a registar há apenas alguns hematomas e dor localizada. Mesmo assim as melhoras Piki!!!

Mesmo assim, queria deixar aqui um forte apelo: senhor condutor não se esqueça nunca que na estrada circulam outras pessoas além de si. Atente na condução e respeite o código da estrada!

E agora um pouquinho de ironia:

Ódio Visceral

Felizmente, em Portugal, ainda há quem não tenha mais nada para fazer e viva repleto de ideias estupidamente geniais..






segunda-feira, outubro 23, 2006

strange to meet you

Hoje é mesmo um daqueles dias em que a vontade de comunicar fala mais alto... infelizmente se por um lado não tenho muito tempo por outro lado não sei o que dizer.

Pode parecer paradoxal mas não é! A verdade é que, por vezes, nada se compara a uma boa conversa banal, daquelas que surgem à mesa de café e que apresentam a prodigiosa capacidade de falar de tudo e nada. Que pena isto não ser uma mesa de café!

Por falar nisto... e que tal algumas cenas do brilhante filme de Jim Jarmusch, Coffee and Cigarettes


vejam um pequeno exemplo que conta com a participação de Roberto Benigni


e aqui com Bill Murray no seu melhor

something to cheer you up



Art Teacher de Rufus Wainwright

segunda-feira, outubro 16, 2006

an inconvenient truth

Este fim-de-semana tive (finalmente!!) a oportunidade de ir assistir ao documentário do “Ozone Al” – Uma Verdade Inconveniente. E também a sorte de o apanhar na versão original, porque senão não teria percebido "rien de rien".

Deixem-me que lhes diga que, embora emane um estranho perfume a pretensão política, ninguém poderá levantar-se indiferente do seu cadeirão, após assistir ao que nos é apresentado.

Sinceramente, julgo que mais do que uma verdade inconveniente é uma verdade incomodativa, não só porque todos os dias assistimos (incontestavelmente!) da primeira fila à destruição do nosso planeta, mas também porque a mudança passa por todos nós. Incomoda porque dói ver a degradação daquilo que temos por garantido, incomoda porque temos que nos levantar do nosso sofá confortável e arregaçar as mangas.

Recordando um dos slides apresentados por Al Gore, de que vale a pena sopesar entre o valor da Terra e o valor do ouro se ao fim e ao cabo sem Terra não há ouro para ninguém?! Nesta crise (ambiental), se alguma coisa há a sopesar é o papel da Administração Bush e de todas as outras "sanguessugas da economia".

Porque o periodo das consequências é agora!!!

passem à acção, visitem www.climatecrisis.net

quinta-feira, outubro 12, 2006

parlez-vous français?

Bem, vou tentar ser sucinto porque isto de escrever nos teclados azerty franceses parece um dos 12 trabalhos de Hércules!! Além de que acentos agudos somente no "é"...

Antes de mais gostaria de deixar um conselho: nunca, mas mesmo nunca se aventurem a vir de carro para França! A não ser que o façam nuns poucos de dias... é que se chega ca mais morto que vivo! Mas tenho que admitir que algumas paisagens ao longo do caminho são deslumbrantes!!! Além de que se atravessa a Espanha toda praticamente sem pagar portagens...

Bem, o que posso eu dizer sobre Montpellier?.... a cidade é magnifica!!! Tem um vasto patrimonio historico e cultural, apelativo a uma visita tranquila e cuidada!! é uma cidade cheia de espaços verdes e praticamente plana, dai que a bicicleta seja um dos meios de locomoção preferidos. Tem também um metro de superficie espectacular - o TRAM, que percorre algumas das zonas mais apelativas de Montpellier. E como podem ver pela imagem, algumas das zonas dos carris são relvadas... Se fosse em Portugal tinham espetado betão e "estava a andar"!

So nao compreendo é porque se fala tão mal dos condutores portugueses!!! Estes aqui encostam as tropelias lusas a um canto: vermelhos, stops, passadeiras parecem não existir!! Posso mesmo afiançar que desde que aqui estou ja vi algumas das manobras mais loucas a que me foi dado assistir!

Apesar de estar ainda no inicio posso ja adiantar que o instituto também é espectacular. Isto porque além de não me deparar com as faltas cronicas de espaço e materiais comuns em Portugal, reina também um ambiente de simpatia e informalidade que faz do IGMM um espaço deveras acolhedor! O campus universitario também é muito agradavel, cheio de espaços verdes que os estudantes usam para relaxar e conviver (a oportunidade perdida do polo 2...). Por exemplo, so a UM 2 (correspondente à FCTUC) é maior do que toda a Universidade de Coimbra. E depois ainda ha a Faculdade de Farmacia, a Universidade de Direito, Letras e Medicina!!

Cuisine française é que nem vê-la! Por aqui esta rapaziada alimenta-se de pizas, pizas, pizas, pizas, pizas, kebabs, pizas, paninis, pizas, pizas, pizas, pizas! Ha uns dias numa so rua contei mais pizarias do que todas as que existem em Coimbra.

Bem, mais novidades so quando tiver um pouquito mais de tempo.

quarta-feira, outubro 04, 2006

ui ui, mil visitas!!!!

!!! Parabens Doca !!!

*** 1000 visitantes ***

domingo, outubro 01, 2006

em migração...

Bem, parece que chegou a hora da partida...
Esta é precisamente uma daquelas alturas em que o silêncio vale mais que mil palavras! Conquanto gostaria de deixar aqui umas breves palavras, em jeito de poema, a todos os meus amigos e familiares:

Chega-se a hora da partida
e o mero vislumbre da viagem desperta em mim a dor da
[ausência.
Pungente. Acutilante.

Oh saudade,

triste fado português.
Eras indefinida. Agora, passeias a meu lado.

Parto resoluto, rumo a um porto desconhecido.
Esperam-me aventuras e desventuras.
Espera-me a minha vida.

______________________________________

Gostaria também de deixar aqui umas breves palavras de Fernando Pessoa que expressam um pouco do que me vai pela "alma".

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.